Fraude das vacinas de Bolsonaro e Cid usou mais uma cidade do RJ no esquema

Atualizado em 20 de maio de 2023 às 15:51
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu ajudante de ordens, Mauro Cid. Foto: Reprodução/Alan Santos / PR/Divulgação

Uma investigação feita pelo UOL identificou mais uma cidade envolvida no esquema de fraudes em certificados de vacinas da Covid-19 articulado pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o portal, foram identificados registros falsos de vacina feitos em Campos dos Goytacazes-RJ, em nome das filhas de Cid.

A Polícia Federal já havia apontado a atuação de Cid para obter certificados falsos em Cabeceiras (GO) e Duque de Caxias (RJ), onde se concentrou a maior parte do esquema. Campos dos Goytacazes ainda não era citada na investigação. O prefeito do município é Wladimir Garotinho, filho de Anthony e Rosinha Garotinho, e irmão da ex-deputada federal Clarissa Garotinho (União-RJ).

O secretário de saúde do município, Paulo Hirano, afirmou ao UOL que tomou conhecimento do caso ainda no ano passado e que determinou que os dados não fossem registrados. Afirmou também que a prefeitura não abriu apuração interna e não foi procurada pela PF.

Mauro Cid foi preso no dia 03 de maio, junto com João Carlos Brecha, secretário de Governo de Duque de Caxias, que é apontado como responsável por inserir os registros falsos feitos na cidade. Além dos dois, outras quatro pessoas também foram detidas.

Mão segurando seringa com pote de vacina
Bolsonaro se manifestava contra a vacinação. Foto: Agência Brasil
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link