VÍDEO – Frota diz que não participa do Orçamento Secreto e acusa Lira: “Propina institucionalizada”

Atualizado em 26 de novembro de 2021 às 18:21
Veja o Alexandre Frota
Alexandre Frota. Foto: Reprodução/Twitter

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) tem feito críticas pesadas nas prévias do seu partido, sobretudo contra Eduardo Leite, governador que era bolsonarista até ontem, e em favor de João Doria Jr. Mas, além dos tucanos, Frota está criticando pesadamente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

LEIA MAIS:

1 – Senador do PT apresenta projeto de lei que obriga passaporte da vacina aos estrangeiros no Brasil

2 – Live das 5 – A fuga de Olavo, a CIA e o avanço da extrema direita na América do Sul

3 – Aliados tentam tirar Bolsonaro das eleições: “Quer que o Lula vença?”

O que Frota diz de Lira

O parlamentar tucano gravou um vídeo no carro, jogando no Twitter, e afirmou o seguinte:

“Nos últimos dias vocês ouviram falar de Orçamento Secreto, emendas de relator, verba extra sem rastro e isso não é republicano. Não é correto. Não pode ser assim.

Deputados e deputadas que votam com o governo, que são preferidos do Bolsonaro, que se submetem aos caprichos do Arthur Lira recebem essas emendas. Emendas bilionárias justamente para votar com o governo e levarem para suas bases esse dinheiro.

É bem assim. É simples.

Se você se opõe ao governo Bolsonaro, que é meu caso, se você não votou no Arthur Lira, que também é meu caso, você não está nesta lista [do Orçamento Secreto]. Mas eu dou graças a Deus.

É uma espécie de propina institucionalizada. Um arranjo para conseguir apoio. Para dar vitória ao Bolsonaro. A ministra Rosa Weber acerta ao suspender essa vergonha.

Suspender o pagamento desses emendas extras.

São as emendas extras que não poderiam e não deveriam ser usadas assim. São bilhões de reais que saem para as prefeituras marcadas por quem fecha com o governo Bolsonaro. Vocês acham que isso está correto? É bom acordar e não ver o meu nome na lista.

O Congresso, em uma manobra sórdida, e nem um pouco republicana, está passando por cima do STF e não quer divulgar o nome dos parlamentares que carregaram essas emendas de milhões de reais porque sabem que é imoral, é vergonhoso, é errado. É a seletividade trabalhando a favor do governo.

Tudo feito de maneira sigilosa. É uma vergonha que estamos assistindo. Falo para vocês: É muito bom não estar nessa lista. Acordar e ver que meu nome não está lá.

Eu não vendo voto”.