Destaques

Fundação Lemann faz parceria com o MEC

Logo da Fundação Lemann. (Foto: Reprodução)

A Fundação Lemann fechou um acordo de parceria estratégica com o Ministério da Educação (MEC). A MegaEdu, uma ONG financiada pelo empresário Jorge Paulo Lemann e criada recentemente, fechou um acordo com a instituição para fornecer insights sobre a conectividade de escolas públicas à internet e também foi incluída em um conselho do Ministério das Comunicações, que tem influência na alocação de aproximadamente R$ 6,6 bilhões destinados à conectividade dos estudantes. As informações são do Estadão.

A secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, foi a responsável por trazer a MegaEdu para o MEC, embora sua ligação anterior com o Centro Lemann tenha sido removida após questionamentos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), através da parceira com a MegaEdu, planeja lançar a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas – um grande projeto social do governo.

Jorge Paulo Lemann e presidente Lula. (Foto: Reprodução)

Além de sua atuação no MEC e no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), onde 40% dos recursos planejados pelo governo para investimentos até 2026 estão alocados, a ONG também está sendo consultada sobre o uso de R$ 3,1 bilhões de recursos privados das operadoras de telefonia, destinados à aquisição de faixas no leilão do 5G.

A MegaEdu alega que não há conflito de interesses, enquanto a Fundação Lemann afirma que a ONG é reconhecida e tem legitimidade para colaborar com o governo federal. O MEC apoia a parceria e não faz comentários sobre a ligação com Jorge Paulo Lemann.

Logo da MegaEdu. (Foto: Reprodução)

Um dos estudos da MegaEdu já influenciou uma proposta do governo para ampliar a conectividade à internet nas escolas até 2024. No entanto, isso envolveria retirar recursos destinados ao treinamento de professores e à compra de computadores para atender mais escolas parcialmente. O estudo identificou as escolas que precisam de diferentes tipos de conexão.

Com a dificuldade de criar novos investimentos públicos e a proximidade das eleições municipais, a questão da conectividade para estudantes em todo o país se tornou uma prioridade para o governo federal e é cobiçada pelo Centrão, empresas e organizações do setor de telecomunicações.

A MegaEdu é formalmente ligada à Fundação Lemann e foi criada para apoiar a educação, oferecendo consultoria técnica para secretarias de educação e trabalhando para levar internet de alta velocidade a todas as escolas públicas. A associação possui ligações estreitas com a fundação de Jorge Paulo Lemann, e seu telefone registrado na Receita Federal é o mesmo da entidade.

O Ministério da Educação afirma que todos os acordos com a MegaEdu seguem rigorosamente as normas estabelecidas. A ONG declara seu compromisso exclusivo com objetivos sociais e não possui interesse comercial. Além disso, a Fundação Lemann enfatiza seu compromisso de longa data com a melhoria da educação pública e o apoio à conectividade, destacando o trabalho relevante da MegaEdu nesse setor.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Nunes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Nunes

Recent Posts

PM de Tarcísio omite homicídio de idoso e abre nova crise com Polícia Civil

A morte de um idoso de 70 anos por um policial na tarde da última…

2 horas ago

Genial/Quaest: Aprovação de Lula se estabiliza e melhora no Sul do país

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) apontou que a aprovação do governo de Luiz…

2 horas ago

Anvisa nega ter proibido entrada de medicamentos doados ao RS: “Fake news”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota nesta quarta-feira (8) para alertar…

2 horas ago

Governo rebate Folha sobre recusa ajuda uruguaia:”Qual é a mentira?”

A Secretaria de Comunicação do Governo Federal emitiu uma nota na qual rebate uma reportagem…

2 horas ago

Polícia do RS prende quatro suspeitos de abuso sexual de menores em abrigos

Quatro homens foram detidos sob suspeita de praticar abusos sexuais dentro de abrigos na região…

2 horas ago

Correios selecionam voluntários para triagem de donativos ao RS; veja condições

Os Correios estão selecionando voluntários para trabalharem na triagem de donativos que serão destinados às…

4 horas ago