Reunião entre Fux e Lira incomoda ministros do STF

Atualizado em 8 de novembro de 2021 às 14:58
fux lira encontro
Ministros do STF não estão satisfeitos com encontro entre Lira e Fux que acontecerá nesta segunda (8)

A informação da reunião entre o presidente do STF, Luiz Fux, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, não está sendo bem vista por ministros da Corte. Apesar de encontros entre os poderes ocorrer com frequência, os magistrados acreditam que o momento atual é delicado. Isto porque o orçamento secreto envolve muitas questões.

Conforme apurou o DCM, a decisão de Rosa Weber é apoiada por metade do Supremo. Na avaliação deste grupo, é preciso que o Congresso comece a dar mais transparência em relação ao dinheiro público. E o comportamento de Lira não tem sido nem um pouco republicano.

O presidente da Câmara tenta convencer Fux que Weber está se envolvendo em um assunto que pertence apenas ao Congresso. Sua alegação é que outros presidentes fizeram ações iguais. Ou seja, não precisaram ficar justificando as emendas do relator.

Por outro lado, ministros do STF entendem que a votação da PEC dos Precatórios passou de todos os limites. E que esse é um ponto que precisa ser mexido para que se tenha maior transparência com o dinheiro público.

Leia mais:

1 – Na Bahia, Lula lidera pesquisa com folga

2 – Com pré-candidatura suspensa, Ciro perde um de seus principais apoiadores no PDT

3 – Inep tem demissão coletiva às vésperas do ENEM

Reunião entre Lira e Fux

Prevista para acontecer a partir das 17h, a reunião entre Lira e Fux desagradou alguns magistrados. Na opinião deles, não é de bom tom um encontro entre ministro do STF com lideranças políticas. Eles também acreditam que isso pode contaminar o presidente do Supremo. Consequentemente, contaminando outros colegas.

Só que Fux avisou que sempre conversou com os poderes e que recusar uma conversa com Lira seria deselegante. Porém, deixou claro que já tem seu posicionamento sobre o assunto e não mudará, independentemente das alegações do presidente da Câmara.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.