General diretor da Itaipu pede demissão

Atualizado em 25 de janeiro de 2022 às 17:45
General João Francisco Ferreira
General pede demissão após atritos com o ministro das Minas e Energia

O general João Francisco Ferreira, diretor-geral da Itaipu Binacional, pediu demissão hoje (25). Ele convocou uma reunião da diretoria para anunciar sua demissão, devido a atritos com o ministro das Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque. Ferreira estava no cargo desde abril do ano passado.

Ferreira disse ter razões pessoais. No entanto, há rumores de que o cargo estaria sendo negociado pelo “centrão” e o general teria se antecipado para evitar desgaste.

O mais cotado para assumir o cargo é o diretor-financeiro, vice-almirante Anatalício Risden Jr. Seu nome já havia sido defendido por Bento Albuquerque para sucessão do general Joaquim Luna e Silva, ex-diretor-geral da usina hidrelétrica que assumiu a presidência da Petrobras.

Leia mais:

1- Onyx critica decisão do STF de arquivar notícia crime contra senador

2- Diretor pede demissão do INEP após confusão no ENEM

3- Bolsonaro decreta luto oficial após morte de Olavo de Carvalho

O general estava enfrentando dificuldades em negociações

Ferreira, que foi indicado por Luna, estava enfrentando dificuldades na negociação com os paraguaios para fixação de tarifa de energia.

Ferreira anunciou também a saída dos três assessores que vieram com ele: o coronel Robson Rodrigues de Oliveira, o coronel Aloisio Lamim e o major Washington Vasconcelos Santana.

Em nota, a direção de Itaipu divulgou o pedido de exoneração. “O general Ferreira agradece o apoio e o comprometimento dos parceiros da usina, em especial à Família Itaipu, como se refere ao grupo de empregados”.

O Ministério das Minas e Energia não se manifestou até o momento.​

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link