O que é sieg heil, gesto nazista atribuído a Adrilles

O comentarista bolsonarista foi demitido da Jovem Pan News após fazer um gesto com a mão direita

Atualizado em 9 de fevereiro de 2022 às 19:13
O que é sieg heil, gesto nazista atribuído a Adrilles
Adrilles Jorge faz gesto de saudação hitlerista na Jovem Pan (Foto 1 Reprodução Youtube / Foto 2 Wikipedia)

O comentarista bolsonarista Adrilles Jorge foi demitido hoje da Jovem Pan News após fazer um gesto com a mão direita, associado ao sieg heil, saudação que remete ao nazismo.

O ex-BBB leva a mão estendida à altura do rosto, num gesto parecido com a saudação nazista de Adolf Hitler. A saudação “Sieg Heil” (“Viva a vitória”, em português) era usada em manifestações públicas nazistas nos anos 30.

A pesquisadora Adriana Dias, doutora em Antropologia pela Unicamp, explica que Adrilles usou a saudação do líder “talvez num ato falho gigantesco ou um narcisismo canalha”. De acordo com ela, por conta do sorriso, ele se coloca jocosamente nesse Hitler.

Leia também:

1- Comentarista bolsonarista sobre demissão: “Investidores estavam pedindo minha cabeça”

2- Após suposto gesto nazista, desempregado comentarista bolsonarista vira alvo do MP

3- “Inteligentíssimo, cultíssimo”, disse Bial sobre o amigo comentarista bolsonarista

Sieg heil: O gesto nazista atribuído a Adrilles

Adriana explicou que é importante entender que essa saudação era relacional. “O Hitler fazia a saudação e as pessoas respondiam”, disse em áudio enviado ao DCM.

“Era uma saudação baseada numa saudação Romana. Ela era o que estava em torno a adoração da personalidade. Se sabe que é evidência mais antiga de 28 de abril de 1926, Hitler copiou essa saudação. provavelmente, de Mussolini que já usava a saudação Romana”, explicou.

“Apesar de todas as fontes mostrarem que era uma cópia, Rudolf Hess dizia que não era, de forma alguma, uma aquisição do fascismo italiano. Ele dizia que não que isso não importava, que era um costume do partido nacional socialista desde 21, embora a gente só tem registro a partir de 26. Ele falava que isso não importava porque o bolchevismo não relacionaria diretamente nos seus símbolos e suas marcas de dedicação”, continuou.

A pesquisadora diz ainda que Hitler atribui a saudação na ópera Lohengrin. “Uma ópera muito forte de Wagner que falava sobre a continuidade do nome dele na terra”.

“Muita gente acha que essa expressão é derivada de um ditado que foi criado pela sociedade Tulle, uma sociedade secreta, religiosa, que utilizava na década de 20. Tlvez era daí que vinha ideia que era usado antes. Eles diziam que era possível rastrear até os velhos percursores germânicos, embora isso não tenha nada de histórico. Foi criado para eles como um paganismo ancestral alemão”, concluiu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link