Gilmar Mendes pede à PGR que Queiroga seja investigado

Atualizado em 29 de janeiro de 2022 às 13:38
Queiroga
Ministro do STF pede investigação contra Queiroga

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, encaminhou à Procuradoria-Geral da República pedido de investigação contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, devido as instabilidades dos sistemas de dados da pasta no final de 2021.

O procedimento atende a um pedido do PT, que avalia que as declarações de Bolsonaro contra as medidas restritivas em meio ao aumento de casos pela variante ômicron “levam a sugerir que o apagão nos sistemas informatizados do Ministério da Saúde podem ser ação política visando esconder a real situação sanitária existente no País”. As informações são da Folha de S. Paulo.

Desde que os sistemas do ministério sofreram um ataque hacker, em 10 de dezembro, o governo tem tido dificuldades em divulgar os números de vacinação, infecções e mortes por Covid-19.

Gilmar Mendes, criticou na semana passada a instabilidade do sistema. “O restabelecimento dos sistemas de atualização dos boletins epidemiológicos deve ser tratado como prioridade. Há semanas os Estados e Municípios enfrentam dificuldades em informar os casos de contaminação e de internação”, disse nas redes sociais.

Leia mais:

1- Aloizio Mercadante compara Lula com Mandela: “Grande liderança”

2- Lula vai conversar com Boulos para resolver pontos das eleições de SP

3- DCM ao Meio-Dia: Eduardo Suplicy revela se vai ser candidato a deputado

Queiroga teria cometido crime de prevaricação

Os parlamentares afirmam na ação protocolada no STF, que Queiroga cometeu crimes de prevaricação. De acordo com integrantes do PT, o ministério viola o dever de transparência da administração pública, previsto na Constituição Federal.

O documento assinado pelos deputados Reginaldo Lopes, Gleisi Hoffmann, Alexandre Padilha e Bohn Gass, diz ainda que há uma possível infração de medida sanitária preventiva, prática de “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link