Gleisi enquadra secretaria do PT por nota celebrando vitória de Ortega na Nicarágua

Atualizado em 10 de novembro de 2021 às 13:44
Gleisi Hoffmann no Senado
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, desautorizou a nota divulgada pela secretaria internacional do partido em apoio à reeleição de Daniel Ortega na Nicarágua.

Publicada no site oficial do PT, a nota classificou o pleito do último domingo como “uma grande manifestação popular e democrática”.

Após repercussão negativa, o comunicado foi apagado.

As eleições que deram a vitória a Ortega foram realizadas após uma série de prisões de opositores. Sete possíveis adversários na disputa foram presos.

Leia também:

1- Ex-ministro de Bolsonaro se junta a Moro no Podemos

2- Cidade em que ocorreria show de Marília Mendonça terá homenagem à cantora

3- Fora do Governo, Moro gastou dinheiro público para se filiar ao Podemos

“Os resultados preliminares, que apontam para a reeleição de Daniel Ortega e Rosario Murillo, da FSLN [Frente Sandinista de Libertação Nacional], confirmam o apoio da população a um projeto político que tem como principal objetivo a construção de um país socialmente justo e igualitário”, diz o comunicado, assinado por Romenio Pereira, secretário de Relações Internacionais do partido.

Em publicação nas redes sociais, Gleisi afirmou que a nota “não foi submetida à decisão partidária” e detonou o comunicado.

“Nota sobre eleições na Nicarágua não foi submetida à direção partidária. Posição do PT em relação a qualquer país é defesa da autodeterminação dos povos, contra interferência externa e respeito à democracia, por parte de governo e oposição. Nossa prioridade é debater o Brasil com o povo brasileiro”, afirmou.

PT cumprimentou Maduro pelas eleições e disse que foram resposta democrática aos golpistas

Em dezembro do ano passado, quando Nicolás Maduro se reelegeu presidente da Venezuela, o PT divulgou a seguinte nota, em apoio à vitória:

Saudamos as eleições legislativas da Venezuela realizadas neste domingo, que constituem mais uma grande manifestação da vontade popular no processo de transformação política, social e econômica daquele país ao longo das duas últimas décadas.

As eleições foram realizadas pelo governo constitucional, apesar da grave crise provocada pelo bloqueio comercial, financeiro e diplomático à Venezuela, e das ameaças militares, por parte do governo dos Estados Unidos e de vassalos como Jair Bolsonaro.

As eleições são a resposta democrática a esta política de bloqueio, que visa a atingir o governo constitucional do país, mas tem como grande vítima o povo venezuelano, gravemente prejudicado no acesso a alimentos, medicamentos e outros direitos.

O PT é solidário ao governo constitucional e ao povo da Venezuela. Compreendemos que a realização das eleições é a resposta democrática aos golpistas que conspiram, dentro e fora do país, contra o governo constitucional e o processo de transformação iniciado pelo ex-presidente Hugo Chavez.

Todo apoio ao povo venezuelano na luta contra o imperialismo, contra o bloqueio e as ameaças militares, em defesa da soberania da Venezuela e da América Latina.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.