Glenn defende Lula sobre guerra na Ucrânia: “Expansão da Otan é provocativa”

Atualizado em 5 de maio de 2022 às 11:09
Glenn Greenwald e Lula

O jornalista Glenn Greenwald saiu em defesa, em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (4), da declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista à revista Time, que causou a revolta dos grandes veículos de imprensa do Brasil.

De acordo com o petista, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é tão responsável pela guerra no país quanto o presidente russo Vladimir Putin. “Vejo o presidente da Ucrânia, falando na televisão, sendo aplaudido, sendo aplaudido de pé por todos os parlamentares [europeus]. Esse cara é tão responsável quanto Putin pela guerra. Porque na guerra, não há apenas uma pessoa culpada”, declarou Lula.

Glenn afirmou que a fala do ex-presidente está correta e detonou os “esquerdistas ocidentais”, que “marcham” junto com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e com a política externa dos Estados Unidos. Ele lembrou ainda que o papa Francisco disse uma frase que vai na mesma linha da de Lula ao criticar a Otan.

Ele citou uma matéria do Daily Beast que chama o papa de “teórico da conspiração” por culpar a comunidade internacional pela guerra: “É bastante hilário que nem mesmo o Papa esteja imune de ser difamado pelo tablóide Daily Beast como um ‘teórico da conspiração’ por dissidência mínima sobre a Ucrânia, simplesmente apontando o que era há muito sabedoria convencional em Washington: a expansão da OTAN é provocativa.”

“Se Lula, Chomsky e agora o Papa estão todos dizendo mais ou menos do que a mesma coisa sobre a Ucrânia, é um pouco difícil para os esquerdistas ocidentais continuarem a insistir que a Única Posição Real de Esquerda™ é marchar atrás da Otan e da comunidade de política externa dos EUA para alimentar a guerra”, escreveu o jornalista no Twitter, destacando uma fala do filósofo Noam Chomsky sobre teorias da conspiração.

“A expressão ‘teoria da conspiração’ é constantemente levantada, e acho que seu efeito é desencorajar a análise institucional”, disse Chomsky em uma palestra.

Greenwald elogiou o petista por expressar uma opinião diferente da que se ouve na imprensa. “Lula, em termos de seu talento político, é o político liberal de esquerda mais bem-sucedido das últimas décadas. E ele está expressando opiniões dominantes quase nunca ouvidas nos EUA ou na Otan”, afirmou.

O jornalista afirmou ainda que o presidente americano Joe Biden quer gastar mais US$ 33 bilhões na guerra na Ucrânia, “com uma grande parte disso indo para fabricantes de armas – Raytheon, General Dynamics, etc. – para alimentar e prolongar a guerra por procuração, e é incrível como a esquerda dos EUA tem pouco dizer sobre isso. Nenhum voto democrata contra”.