Globo responsabiliza Bolsonaro por ataque a jornalistas e diz que Itália vai investigar

Atualizado em 31 de outubro de 2021 às 17:36
Veja a Globo e Bolsonaro
Globo versus Bolsonaro (crédito: Reprodução/TV Globo)

O Grupo Globo responsabilizou o presidente Jair Bolsonaro pelo ataque de policiais contra jornalistas na cobertura do G20 na Itália. A empresa de comunicação soltou uma nota em seu portal G1.

LEIA MAIS:

1 – Seu Jorge diz que ataques contra o filme ‘Marighella’ são racistas

2 – Ex-embaixador diz que relação do Brasil com Alemanha só irá melhorar sem Bolsonaro

3 – Após intensa troca de tiros, polícia de Minas mata 25 suspeitos de roubo a banco

Globo versus Bolsonaro

A Globo condena de forma veemente a agressão ao seu correspondente Leonardo Monteiro e a outros colegas em Roma e exige uma apuração completa de responsabilidades.

Quem contratou os seguranças? Quem deu a eles a orientação para afastar jornalistas com o uso da força? Os responsáveis serão punidos? A Globo está buscando informações sobre os procedimentos necessários para solicitar uma investigação às autoridades italianas.

No momento, ficam o repúdio enfático, a irrestrita solidariedade a Leonardo Monteiro e demais colegas jornalistas de outros veículos e uma constatação: é a retórica beligerante do presidente Jair Bolsonaro contra jornalistas que está na raiz desse tipo de ataque.

Essa retórica não impedirá o trabalho legítimo da imprensa. Perguntas continuarão a ser feitas, os atos do presidente continuarão a ser acompanhados e registrados. É o dever do jornalismo profissional. Mas essa retórica pode ter consequências ainda mais graves. E o responsável será o presidente”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.