Globo foi pressionada por patrocinadores para expulsar Guimê e Sapato; relembre outros casos

Em 2020, Globo não expulsou participante acusado de assédio e agressão

Atualizado em 17 de março de 2023 às 16:19
Cara de Sapato e MC Guimê. Foto: Reprodução

A TV Globo sofreu pressão de patrocinadores para expulsar MC Guimê e Cara de Sapato do Big Brother Brasil nesta quinta (16). Após a festa do líder, quando os brothers assediaram a mexicana Dania Mendez, o setor comercial, a direção e a produção do programa ficaram alertas com a repercussão do episódio. A informação é da coluna de Lucas Pasin no UOL.

Diversos patrocinadores se manifestaram publica e internamente com a direção do programa e com o departamento comercial da Globo. As empresas pediam que a emissora tomasse uma providência rápida, deixando claro que as atitudes dos participantes do reality foram erradas.

A decisão de eliminar os brothers ocorreu pouco antes do programa ao vivo. Diretores se reuniram por horas e a pressão das empresas e a repercussão negativa, inclusive internacionalmente, foram decisivas para a expulsão.

Mesmo com diversas eliminações por assédio ou violência em edições anteriores do programa, um caso acabou impune nos últimos anos. No BBB20, Petrix Barbosa foi acusado de assédio e agressão física e continuou no reality, sendo retirado pelo público em um paredão.

O ginasta balançou os seios de Bianca Andrade, a Boca Rosa, enquanto ela estava bêbada. Veja:

Ele também foi acusado de agressão por derrubar Pyong Lee enquanto eles corriam para tentar atender o Big Fone:

Apesar de forte pressão do público por sua expulsão, Petrix permaneceu no BBB e foi eliminado semanas depois em votação pelo público. À época, internautas levantaram diversas campanhas nas redes sociais para expulsar o participante, mas a pressão dos patrocinadores não foi suficiente.

Após a eliminação desta quinta, os diretores Boninho e Rodrigo Dourado ficaram em reunião com Guimê e Sapato durante a madrugada. Segundo um funcionário da emissora, “eles estão muito abalados, e ficam tentando entender e justificar todo o ocorrido. A equipe toda ficou abalada”.

Fora da Globo, a equipe dos participantes tentou entrar nos estúdios. Uma pessoa se identificou como “advogado” de um deles e aguardou na saída da emissora.

Guimê e Sapato deixaram a emissora sem as malas. O cantor foi para um hotel, enquanto o lutador foi levado à casa do irmão, na Zona Sul do Rio. Os pertences foram levados para eles na manhã desta sexta (17).

Guimê e Sapato não foram os únicos expulsos do programa

Apesar da expulsão dupla desta quinta (16), a retirada de participantes do reality não é inédita. Ao menos seis outros participantes de outras edições do BBB foram expulsos. Na edição de 2012, o modelo Daniel Echaniz, por exemplo, foi expulso após ser acusado de abusar sexualmente de outra participante, Monique Amim, após festa regada a álcool.

A maioria das outras expulsões ocorreu por agressão. No BBB22, Maria foi expulsa por bater com um balde em cima de Natália, outra participante do programa. Ela alegou que foi sem querer, mas admitiu que estava com raiva no momento.

Na edição 19, duas pessoas foram retiradas do programa. Harianny foi expulsa por empurrar a amiga Paula após uma discussão entre as duas. Elas estavam bêbadas e gritavam uma com a outra quando a vítima tentou abraçá-la e foi empurrada.

No início do BBB19, Vanderson Brito, foi intimado a depor na Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (DEAM) após ser acusado por três mulheres de estupro, agressão física e importunação fora da casa. Ele foi desclassificado do programa para prestar depoimento.

Duas edições antes, no BBB17, o médico Marcos Harter agrediu Emily Araújo, sua namorada, e foi eliminado. Na temporada anterior, Ana Paula Henkel deu dois tapas no rosto de Renan durante uma festa em que estava bêbada. Ele foi ao confessionário reclamar de agressão e ela foi a primeira participante eliminada por este motivo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link