Google deixa Brasil de fora no lançamento de seu concorrente ao ChatGPT

Atualizado em 11 de maio de 2023 às 23:41
Sissie Hsiao, vice-presidente da unidade de negócios do Google Assistente, em pé, falando e gesticulando perto de painel colorido
Sissie Hsiao, vice-presidente da unidade de negócios do Google Assistente, falando sobre o Bard – Foto: AFP

Na última quarta-feira (10), o Google anunciou a abertura do chatbot Bard, concorrente do ChatGPT, apoiado pela Microsoft, para 180 países em inglês. Porém, o Brasil ficou de fora da lista, sem justificativa oficial da empresa. O comunicado também incluiu a integração da tecnologia a várias outras plataformas, inclusive à ferramenta de buscas on-line.

“Há sete anos somos uma empresa de inteligência artificial e estamos em um ponto de inflexão”, pontuou Sundar Pichai, diretor da empresa californiana, falando para milhares de pessoas reunidas no anfiteatro do grupo em Mountain View.

Ainda na conferência anual de desenvolvedores do Google, realizada no Vale do Silício, na Califórnia, ele continuou: “Com a IA generativa, estamos dando o passo seguinte. Estamos repensando todos os nossos produtos principais, inclusive a busca”.

“Há algum tempo, estamos fazendo com que nossos produtos sejam radicalmente mais úteis através da IA generativa, segundo uma abordagem audaciosa e responsável”, completou ele.

Google lançou o Bard para concorrer com o ChatGPT - Reprodução

Em novembro do ano passado, o lançamento do ChatGPT abriu uma corrida frenética pela IA generativa. O Google respondeu com o Bard, que foi aberto ao público de forma limitada em março. Já o novo chatbot, que está disponível apenas em inglês, em breve poderá conversar em 40 idiomas. Ainda espera-se que o recurso se torne multimídia, podendo assim integrar imagens às perguntas e respostas dos usuários.

No evento, segundo informações do UOL, a empresa também adiantou que a busca on-line vai mudar gradualmente, com respostas escritas para as perguntas dos usuários acima dos links já comuns e a possibilidade de interação com a interface para serviços como solicitação de esclarecimento, por exemplo.

O novo Google estará disponível nas próximas semanas e já conta com uma lista de espera na qual as pessoas podem se inscrever. O grupo também trabalha no desenvolvimento de extensões para o Bard, para que usuários possam interagir diretamente com o robô a partir do Maps, do Gmail ou do Docs. Recursos para companhias que queiram construir suas próprias ferramentas generativas baseadas em IA para seus aplicativos também serão disponibilizadas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link