Google esconde dados de Bolsonaro da CPI da Covid

Atualizado em 13 de novembro de 2021 às 18:05
Bolsonaro
Bolsonaro – Foto: Reprodução

O Google Brasil decidiu esconder dados do presidente Jair Bolsonaro da CPI da Covid. A resposta do gigante de tecnologia foi referente à quebra do sigilo telemático do presidente Jair Bolsonaro, de abril do ano passado até o momento.

A justificativa dada foi que a discussão sobre fornecimento de dados requisitados encontra-se no STF, impetrado pela AGU, em nome do presidente Jair Bolsonaro, para impedir que seus dados telemáticos sejam fornecidos.

Os dados, caso sejam levantados pelo Google, deverão ser encaminhados à Procuradoria Geral da República e ao STF. Com informações da CNN Brasil.

Leia também:

1; Cantor que vivia romance com Marília Mendonça desabafa: “Muita coisa para assimilar”

2; Marta Suplicy se reaproxima do PT e vai fazer campanha para Lula

3; Secretaria Municipal de Educação vai apurar caso de professora barrada por roupa “inadequada”

Advogados de Bolsonaro não concordam com investigação

A defesa do presidente também alega que Senado e Câmara não têm poderes para investigar criminalmente ou indiciar um chefe de Estado.

“Desse modo, até que sobrevenha decisão quanto ao pedido formulado no mandado de segurança em questão, a Google respeitosamente entende que está impossibilitada de executar a quebra de sigilo telemático objeto do Requerimento aprovado por essa Comissão Parlamentar de Inquérito em 26 de outubro último”, informou Google, em documento enviado à CPI.

O que solicitou a CPI?

A CPI requereu que o Google forneça os dados cadastrais, “registros de conexão (IPs), informações de Android, cópia integral de todo conteúdo armazenado no YouTube, inclusive informações de acessos e relativas a todas as funções administrativas e de edição; e a suspensão do acesso a(s) conta(s) do Presidente da República no YouTube” até que haja nova determinação. Atualmente o YouTube pertence ao Google.

A CPI também tenta suspender as contas em redes sociais (Facebook e Twitter) de Bolsonaro, após a live realizada pelo presidente em que, segundo a CPI da Pandemia, o presidente mentiu o dizer que a vacina contra a Covid-19 acelerava a evolução da AIDS.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.