Grupos no Facebook: Uma fonte de engajamento político; DCM tem canal

Atualizado em 9 de outubro de 2021 às 10:49
Grupos no Facebook fazem sucesso
Os grupos no Facebook fazem sucesso. DCM está lá

Uma das principais fontes de engajamento nas redes sociais atualmente são os grupos no Facebook. No Brasil, levantamento mostra que mais de 70% da população tem um perfil na rede social de Mark Zuckerberg. Com isso, a plataforma é uma das principais fontes de comunicação entre os brasileiros.

Para se ter uma ideia, na última semana, quando o Facebook sofreu instabilidade e ficou fora do ar, o país quase entrou em parafusos. Isso porque, segundo especialistas, já faz parte da memória do usuário acessar a rede todos os dias, várias vezes.

E o DCM tem um grupo no Facebook em que é permitido aos usuários debaterem os principais temas do país. Com as redes sociais cada vez mais engajadas em dar voz ao cidadão, o portal utiliza esse segmento. No grupo, o leitor poderá comentar as notícias e até dar sugestões. Para participar do grupo é só clicar neste link.

Com isso, a empresa tem ganhado cada vez mais força no campo político porque, como todos estão lá, a discussão fica forte. O Facebook vem sendo acusado, inclusive, de ter algoritmo para incentivar a polarização. No Senado americano, a empresa sofre um processo de investigação por causa disso. Nas eleições por lá, ele tanto ajudou a eleger Trump em 2016, quanto Biden em 2020.

Leia mais

1 – Allan dos Santos incentivou Bolsonaro a dar golpe, diz PF

2 – VÍDEOS: Evangélicos reclamam por demora na sabatina de Mendonça e criticam Ciro Nogueira

3 – VÍDEO: Presidente do CFM diz que liberou cloroquina sem comprovação científica em troca do apoio de Bolsonaro ao Conselho

Grupos no Facebook

Os grupos no Facebook são uma tendência em alta por conta da democracia do tema aos usuários. Nele, a interação é maior e o participante é protagonista do que ele diz, por isso houve crescimento exponencial no mundo. Enquanto no WhatsApp a força segue sendo no compartilhamento em grupos familiares, neste caso é diferente.

O usuário passa a ser fonte primária de informação junto a seu veículo de comunicação predileto. Ele não é apenas receptor da notícia, mas pode comentar, opinar e até sugerir notícia que considere importante. Os grupos seguem em alta no mercado do Facebook e com alto acesso por parte de usuários. E o DCM também embarcou nessa para dar cada vez mais voz a seus leitores.

Daniel César é jornalista e trabalha no Diário do Centro do Mundo como editor. Escreve desde os 10 anos e é fanático por TV, novelas e política.