Guedes quer descobrir quem são padrinhos políticos de indicados a cargos; Entenda

Atualizado em 26 de janeiro de 2022 às 15:35
Guedes
Guedes faz pedido à CGU para que revele padrinhos políticos de indicados a cargos públicos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, quer revelar os  padrinhos políticos de indicados a cargos públicos. Ele fez um pedido formal à Controladoria-Geral da União (CGU) para que as indicações sejam reveladas através do Portal da Transparência. Segundo informações do UOL, o pedido segue em análise pela CGU.

A ideia de Guedes é que, caso o servidor público cometa desvios, as pessoas saibam quem são os responsáveis por sua indicação.

Guedes defendeu, no fim de 2021, durante o podcast do Prevenir (Programa de Integridade do Ministério da Economia) que não tem vergonha de suas indicações e que não há problema que elas sejam transparentes.

“Eu não tenho vergonha de nenhuma indicação que tenha feito. Todo secretário escolhido por mim, eu não tenho vergonha. O presidente (Jair Bolsonaro) também não se envergonha, não há problema nenhum de que todas as indicações de ministros que ele tenha feito sejam transparentes.”, disse Guedes

O ministro da economia afirmou que a responsabilidade pela possível “falta de integridade” é do próprio servidor público. “Mas é importante que todos saibam quem cometeu o equívoco ou o erro de indicar a pessoa para o cargo. Então, acho que transparência nos atos públicos é sempre importante”, acrescentou.

Leia mais:

1- Alckmin deve anunciar filiação após definição de candidato em SP

2- Lugares que deves conhecer em Portugal

3- Bolsonaro pode dar bônus milionário para diretores de estatais deficitárias

Portal da Transparência não reúne informações sobre padrinhos políticos

O Portal da Transparência, de responsabilidade da CGU, compreende a uma série de dados sobre o uso do dinheiro público. Através do portal, é possível verificar, por exemplo, os salários de quem integra cargo na administração pública.

No entanto, não há informações sobre padrinhos políticos e partidos que possam ter indicado algum integrante para o cargo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link