Haddad conquista apoio do PCdoB e França fica ainda mais isolado

Atualizado em 3 de março de 2022 às 14:49
Haddad conquista apoio do PCdoB
Fernando Haddad e Márcio França / Reprodução

O pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), conquistou o apoio do PCdoB nas eleições. O partido anunciou hoje (3), que deve apoiar o PT em São Paulo, deixando o Márcio França (PSB), que tenta se emplacar como o candidato da aliança, ainda mais isolado.

PT, PSB, PCdoB e PV tentam formar uma federação nas eleições 2022, uma condição que exigiria dos partidos uma única candidatura em cada pleito. Se a aliança for concretizada, as legendas teriam que escolher entre Haddad e França para concorrer pela federação de esquerda ao governo paulista.

Durante a declaração de apoio ao petista, que ocorreu no diretório do PCdoB em São Paulo na manhã de hoje, dirigentes do partido tentaram amenizar o desconforto para o lado pessebista. Eles afirmaram que a decisão foi informada ao PSB com antecedência.

“Considero que (o PSB recebeu a decisão) com tranquilidade e com respeito. Nós vamos estar juntos, e precisamos ter as relações mais francas e transparentes possíveis. Estamos convencidos de que teremos uma candidatura que vai unificar todo esse campo” disse o presidente do PCdoB, Rovilson Britto, ao O Globo.

Leia mais:

1- Haddad crê que federação entre PT e PSB não vai se concretizar

2- Lula entra em cena para destravar federação entre PT e PSB

3- PT pede mais tempo para formação de federação partidária

PCdoB nega que apoio a Haddad possa prejudicar federação

Lideranças da legenda negam publicamente que o apoio a Haddad possa prejudicar as conversas pela implementação de uma federação. Eles consideram que o ex-prefeito de SP será o candidato com maior capacidade de derrotar a direita na eleição.

“Não é uma decisão final porque isso precisa passar pela federação, mas é uma opinião política. É natural, se acostumem com isso, porque a federação não anula a opinião política dos partidos” declarou o deputado federal Orlando Silva (PCdoB).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link