Houthis prometem vingança contra EUA após ataques ao Iêmen

Atualizado em 12 de janeiro de 2024 às 13:30
Rebeldes houthis em protesto pró-palestina em Saana, no Iêmen. Foto: Mohammed Huwais/AFP

Após quase dois meses de tensões no cenário militar, os Estados Unidos lançaram ataques nesta sexta-feira (12) contra instalações dos rebeldes houthis no Iêmen, ampliando o conflito no Oriente Médio iniciado em 7 de outubro entre Hamas e Israel. A ação, que envolveu ataques aéreos e mísseis de cruzeiro, teve como resposta a promessa dos houthis de retaliação. Com informações da Folha de S.Paulo.

Os houthis, grupo que controla a capital iemenita em meio a um precário cessar-fogo desde 2014, são apoiados pelo Irã e aliados de organizações como o Hezbollah libanês. O ataque coordenado pelos EUA e Reino Unido atingiu 60 alvos em 16 localidades, segundo informações oficiais, resultando em pelo menos cinco mortes.

O porta-voz dos houthis, Yahya Saree, alertou que os ataques liderados pelos EUA “não passarão sem punição e retaliação”. A operação complexa envolveu caças F-18, lançamento de mísseis de cruzeiro Tomahawk e caças Eurofighter Typhoon, destacando a amplitude do conflito.

Alguns aliados ocidentais recusaram participação na ação devido ao receio de uma escalada, temendo consequências regionais e retaliações. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou a Otan de querer “transformar o mar Vermelho num mar de sangue”.

Caça da Força Aérea do Reino Unido durante bombardeio ao Iêmen. Foto: Reprodução

O presidente dos EUA, Joe Biden, tentou minimizar o impacto dos ataques, afirmando que são uma resposta direta às ações dos houthis contra embarcações internacionais no mar Vermelho. Ele prometeu novas iniciativas se provocado. O premiê britânico, Rishi Sunak, destacou que os ataques visam “degradar as capacidades” dos houthis.

A Arábia Saudita, aliada dos EUA, observa a situação com cautela, uma vez que já enfrentou críticas por seu envolvimento brutal no conflito iemenita. A possibilidade de pressões crescerem sobre Riad para tomar partido em uma eventual escalada do conflito preocupa a região.

Os houthis, conhecidos pela assimetria em seu arsenal, já promoveram diversos ataques a navios no mar Vermelho, afetando o tráfego marítimo global. A região, responsável por 15% do comércio marítimo mundial, enfrentou desvios de rotas de aproximadamente 2.000 navios.

O “Eixo da Resistência”, movimento armado do Oriente Médio que se opõe à influência de Israel e do Ocidente na região, também prometeu uma retaliação ao ataque contra rebeldes houthis, no Iêmen.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link