Idealizador da Lei da Ficha Limpa defende cassação de Dallagnol: ‘Profundamente fundamentada’

Atualizado em 17 de maio de 2023 às 15:34
Márlon Reis
Foto: Reprodução

O ex-juiz eleitoral Márlon Reis, idealizador da Lei da Ficha Limpa, defendeu a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), nessa terça-feira (16).

Em entrevista ao Estadão, ele afirmou que a sentença da Corte é baseada em “fundamentação profunda” e disse que a tese apresentada pelo relator, ministro Benedito Gonçalves, foi “muito clara e atenta” em relação a como as previsões de inelegibilidade devem ser interpretadas.

“O TSE tem aplicado com muita sabedoria, mas também com firmeza, a Lei da Ficha Limpa. A decisão de ontem possui uma fundamentação profunda e que guarda consonância com a postura daquele tribunal de prestigiar as matrizes jurídicas dessa tão importante lei, proveniente de uma mobilização social histórica”, disse o ex-juiz.

“Na aplicação das normas sobre inelegibilidade deve sempre ser prestigiado o princípio constitucional da proteção, do qual provém a possibilidade da limitação de candidaturas que representem grave conflito com os princípios que embalaram a conquista da lei de iniciativa popular”, acrescentou.

O ex-procurador da Operação Lava Jato foi condenado com base na Lei da Ficha Limpa, que proíbe candidaturas de magistrados e membros do Ministério Público que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processos administrativos disciplinares (PADs), tendo restrição vale por oito anos.

Durante as eleições, Dallagnol respondia a reclamações administrativas e sindicâncias. A defesa dele argumenta que esses episódios não chegaram a ser convertidos em PADs.

Reis, que já chegou a ser candidato ao governo de Tocantins em 2018, salientou que os questionamentos sobre a Lei da Ficha Limpa sempre vêm de pessoas que podem ter suas candidaturas barradas.

“Por um lado fui juiz eleitoral por muitos anos e até me tornei o primeiro Juiz Auxiliar da Presidência do TSE, também já me apresentei como candidato, o que me serviu como excelente aprendizado. Pessoas que não se enquadram em condutas de risco perante a lei são muito beneficiadas pela Lei da Ficha Limpa. Ela passa uma segurança para candidatos e para os eleitores. Os questionamentos sempre provêm de pessoas que podem ter suas candidaturas barradas pela lei”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link