Inadimplência de famílias mais pobres tem redução após pagamento do Bolsa Família, diz CNC

Atualizado em 4 de maio de 2023 às 19:57
Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família reduziu a inadimplência das família mais pobres em abril, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A proporção de famílias com dívidas em atraso passou de 29,4% em março para 29,1% no mês seguinte.

O benefício social e as contratações formais de pessoas de menor nível de escolaridade têm auxiliado as famílias de renda mais baixa no pagamento dos débitos, segundo a economista Izis Ferreira, responsável pela pesquisa da CNC.

A faixa mais pobre do grupo, de famílias com renda de até três salários mínimos por mês, teve uma redução de inadimplentes, passando de 36,9% em março para 36,3% em abril. “A melhora da renda disponível com a evolução positiva do mercado de trabalho e o alívio da inflação atenuaram a proporção de consumidores que atrasaram dívidas em abril”, aponta a CNC. 

Apesar da redução, 17,3% das famílias do grupo com contas a vencer em abril se consideram muito endividadas. Segundo a confederação, “o indicador que voltou a crescer após duas quedas, por conta dos juros elevados”.

“Quem tem dívidas atrasadas há mais tempo, porém, segue enfrentando dificuldade de sair da inadimplência, em função dos juros elevados que pioram as despesas financeiras”, prossegue a CNC.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link