Indicado por Lula, Zanin já tem promessa de 33 dos 41 votos no Senado

Atualizado em 15 de junho de 2023 às 7:19
O advogado Cristiano Zanin. Foto: Mauro Pimentel/AFP

O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), já tem promessa de, ao menos, 33 dos 41 votos necessários para aprovação de seu nome no Senado Federal. A informação é do Metrópoles.

Para ser aprovado, é preciso que o advogado seja referendado em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), marcada para 21 de junho, e, depois, aprovado pelo plenário da Casa com, ao menos, 41 votos. Caso tenha o nome aprovado pelo Parlamento, Zanin ocupará a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski.

Três grandes bancadas do Senado Federal anunciaram oficialmente o apoio unânime ao advogado. O PSD, que lidera o ranking com 15 parlamentar, informou, na última terça-feira (13), que a legenda apoiará a indicação.

Ministros do STF dão aval a Zanin e veem indicação de Lula próxima de ocorrer
Zanin e Lula – Foto: Reprodução

O MBD também avisou que apoiará integralmente a indicação de Zanin. A legenda tem 10 senadores e, segundo o vice-líder do partido, dará voto favorável ao advogado. A tendência é que a bancada do PT, que possui oito parlamentares, também apoie a indicação.

Dessa maneira, se as três bancadas votarem de forma fiel ao posicionamento dos líderes, o indicado do chefe do Executivo garante 33 votos no plenário da Casa Alta. Além disso, o advogado deve tentar conquistar apoio de partidos de centro e oposição ao longo da semana.

Vale destacar que, desde o início da semana, Zanin tem circulado pelos corredores do Senado federal em busca de apoio. Na última semana, o advogado já tinha se encontrado e conversado com senadores fora do Congresso com o mesmo objetivo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link