Itamaraty ajuda financeiramente os brasileiros em Gaza

Recursos estão sendo utilizados para comprar alimentos e medicamentos

Atualizado em 15 de outubro de 2023 às 18:30
Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty Foto: Divulgação.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil está adotando medidas para auxiliar os brasileiros que ainda se encontram na Faixa de Gaza. De acordo com informações de fontes diplomáticas, transferências bancárias estão sendo realizadas para prestar ajuda a esses cidadãos, que enfrentam uma situação extremamente delicada em meio ao conflito na região.

Com o cerco total anunciado pelo Ministro da Defesa israelense, que dificulta a entrada de suprimentos, o envio de recursos financeiros foi a opção mais viável para garantir o apoio às pessoas que aguardam permissão para deixar Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. Embora o valor exato não tenha sido divulgado pelo Itamaraty, fontes envolvidas na coordenação do deslocamento dos brasileiros afirmam que esses recursos estão sendo utilizados para adquirir alimentos e medicamentos.

Segundo informações obtidas pela CNN, há 28 brasileiros aguardando repatriação na região. Doze deles se encontram em Khan Younes, enquanto 16 estão na região da passagem de Rafah. O grupo é composto por 14 crianças, 8 mulheres e 6 homens, todos aguardando autorização para cruzar a fronteira via Egito.

Um avião presidencial, enviado especificamente para resgatar os brasileiros em Gaza, está atualmente em Roma, na Itália, aguardando autorização para prosseguir em direção ao Egito.

Brasileiros em Rafah. Foto: Divulgação/Itamaraty

O governo brasileiro tem se empenhado em diversas frentes para estabelecer um corredor humanitário que viabilize a segurança e a saída dos cidadãos brasileiros da região. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mantido contato com autoridades relevantes na busca por soluções. Ele conversou com a autoridade Palestina Mahmoud Abbas e com o presidente de Israel, Isaac Herzog, bem como entrou em contato com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi.

Nesse contexto, o Itamaraty não exclui a possibilidade de estabelecer contato direto com o grupo Hamas, na tentativa de negociar a retirada dos brasileiros e garantir que eles possam retornar em segurança ao Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link