Janja diz que “ódio chegou a outro patamar” após ter conta hackeada no X

Atualizado em 12 de dezembro de 2023 às 13:45
A primeira-dama, Janja, em pronunciamento. Foto: reprodução

A primeira-dama, Rosângela da Silva, esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se manifestou após um perfil hacker invadir sua conta na rede social X, antigo Twitter. Com cerca de 1,2 milhão de seguidores, o perfil foi alvo de ataques na noite de segunda-feira, marcando mais um episódio de violência digital enfrentada por Janja.

“Na noite de ontem, os ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente chegaram a outro patamar. Minha conta do X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim”, disse em sua conta no Instagram.

Janja também destacou a gravidade dos ataques e ressaltou a dualidade da internet como um espaço que pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal.

“Eu já estou acostumada com ataques na internet, por mais triste que seja se acostumar com algo tão absurdo. A realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal. E é comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio aqui nas redes. O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente”, escreveu ela.


O ataque hacker, que resultou em xingamentos e ofensas no perfil de Janja, levou a Polícia Federal a iniciar uma investigação preliminar, com a promessa de abrir um inquérito nesta terça-feira. A Advocacia-Geral da União (AGU) também solicitou à X, a plataforma afetada, o congelamento da conta até a conclusão das investigações, buscando preservar registros digitais para futuras ações judiciais.

As publicações começaram com a declaração “Hacked by Ludiwig and Smaldkade”, seguidas por mensagens criminosas, incluindo ataques misóginos a Janja, Lula e menções a figuras públicas como Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes e Neymar.

Em um áudio postado às 22h07, o hacker se pronunciou, desconsiderando as investigações da PF e criticando o sistema judiciário do país: “Eu quero avisar que estou ciente que a PF está investigando isso daqui. Eu não estou nem aí, eu sei que vai dar alguma coisa, talvez dê, talvez não dê, depende do sistema judiciário desse país, que é quebrado, por sinal”, declarou.

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou uma notificação extrajudicial à rede X, solicitando providências sobre o ataque hacker à conta de Janja, comprometendo a integridade das informações. A rede X, sob comando de Elon Musk, bloqueou o perfil e colaborou com os dados para a investigação já em curso pela Diretoria de Crimes Cibernéticos da PF.

Em entrevista ao jornal O Globo, no mês passado, Janja já havia abordado a recorrência de ataques em suas redes sociais, apontando para a responsabilidade das “big techs” na disseminação de violência digital.

“A maioria dos ataques é pelas redes sociais. Contra a minha honra, exposição de deep fake, usando meu rosto em outro corpo. Sou o alvo preferido dos bolsonaristas. Isso é fato”, declarou ela na ocasião.

Ministros e aliados de Lula da Silva prestaram solidariedade à primeira-dama, com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, destacando que enfrenta ataques similares, atribuindo-os à “misoginia bolsonarista”. O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, criticou a permissividade das plataformas diante do discurso de ódio, misoginia e intolerância.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link