VÍDEO: 24 dias depois, JN corrige fake news sobre “tanque russo” na Ucrânia

Atualizado em 21 de março de 2022 às 22:45
24 dias depois, JN corrige fake news sobre "tanque russo" na Ucrânia. Foto de William Bonner, com olhar sério, durante o Jornal Nacional.
William Bonner disse que não havia “afirmação não tinha base suficientemente solida para ser feita.”

O Jornal Nacional corrigiu uma informação 24 dias depois sobre “tanque russo” na Ucrânia. O telejornal divulgou imagens no dia 25 de fevereiro de um tanque, de origem ucraniana, atropelando o carro de um civil. O problema que, na ocasião, o JN noticiou o fato como se o veículo de combate fosse da Rússia, uma grande fake news.

O jornalista William Bonner disse na edição de hoje que “No início da invasão, no dia 25 de fevereiro, o Jornal Nacional publicou imagens emblemáticas: um tanque que mudou de rota e esmagou um carro. Na escala da manchete daquela edição, dissemos que um tanque russo cometeu uma covardia brutal. E essa afirmação não tinha base suficientemente sólida para ser feita. Foi um erro”.

“Passados 24 dias, todo o esforço exaustivo da imprensa resultou numa certeza: não é possível afirmar se o tanque estava sendo conduzido por russo ou ucranianos. Por isso, e em respeito ao trabalho correto e dificílimo dos nossos colegas da Globo, é preciso fazer esse esclarecimento, ainda que tardio, com nosso pedido sincero de desculpas. O Jornal Nacional vai estar ainda mais atento em nossas apurações”, acrescentou.

Leia mais:

1 – Tropa da Ucrânia veta voluntários brasileiros por causa de Bolsonaro 

2 – Médico da Ucrânia diz que ordenou castração de prisioneiros de guerra russos

3 – Vice-comandante da frota russa do Mar Negro é morto na Ucrânia

Correspondente de guerra foi um dos primeiros a apontar que o tanque era, na verdade, da Ucrânia

O jornalista e correspondente de guerra, Elijah J Magnier, com 37 anos de experiência cobrindo o Irã, Líbano, Síria e outros países, apontou que o veículo era pertencente à Ucrânia, e não à Rússia, conforme noticiado pelo DCM.

Diversos jornais estrangeiros haviam difundido a informação de que o atropelamento de um carro teria sido feito por um tanque russo. No entanto, a checagem feita pelo Observers, da França, e especialistas ouvidos pelo jornal USA Today, confirmaram a afirmação de Elijah Magnier.

Assista:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link