VÍDEO: Jogadores brasileiros fogem de Kiev em trem

Saíram da capital da Ucrânia

Atualizado em 26 de fevereiro de 2022 às 14:48
Jogadores no trem, saindo de Kiev
Jogadores no trem, saindo de Kiev Foto: Reprodução

Grupo de jogadores brasileiros, suas famílias e profissionais do futebol ligados ao Shakhtar Donetsk e ao Dínamo de Kiev conseguiram deixar o hotel em Kiev, onde estavam em um bunker, em direção a uma estação de trem.

O jornal O Globo diz que todos os carros deles exibiam bandeiras do Brasil. Eles embarcaram em um trem rumo a Chernivtsi, para então pegar outro trem para sair da Ucrânia.

Segundo os jogadores, a fuga foi possível por causa da ajuda da Federação Ucraniana de Futebol e Uefa, que ajudaram na saída do hotel e escolta até a estação de trem, e da Embaixada do Brasil, com opções de novos trens para sair de Kiev. A viagem de trem deve levar de 11 a 12 horas até a fronteira da Ucrânia com a Romênia.

No entanto, o jogador de futsal Matheus Ramires, mais um companheiro de time e um estudante ficaram para trás. Matheus, que se juntou aos atletas do Shakhtar e do Dínamo porque entendia que assim teria mais condições de fuga, contou para a Globonews que foi tomar banho, após 38 horas no bunker, e nesse tempo os brasileiros saíram do hotel.

LEIA MAIS:

1 – “É guerra híbrida”: analista americano sediado na Rússia fala ao DCM sobre Ucrânia e o golpe em Dilma
2 – Papa visita embaixada russa no Vaticano para falar sobre Ucrânia
3 – Ucrânia recusa negociações com Rússia e Putin avança tropas, diz Kremlin

A decisão de fugir

De acordo com o jornal, na noite anterior, eles haviam decidido ficar no hotel porque não se sentiram seguros de andar a pé até uma estação de trem para tentar pegar o primeiro trem oferecido pelo Itamaraty como alternativa para chegar à fronteira da Ucrânia com a Romênia.

E citaram o caso dos atletas portugueses que fugiram do país com automóveis disponibilizados pela Embaixada portuguesa.

Desta vez, porém, eles conseguiram sair do hotel em carros e fizeram um comboio, como mostrou Maria, a esposa de Marlon, nas redes sociais.

Ela estava fazendo uma transmissão ao vivo no Instagram e disse que todos os brasileiros estavam no camboio. Veja o momento da saída.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Marlon Santos (@marlonsantos_ms4)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link