Juiz acusado de fraudes processuais é aposentado compulsoriamente

Atualizado em 28 de outubro de 2021 às 12:40

Juiz acusado de fraudes processuais é aposentado compulsoriamente

Publicado originalmente no site Rota Jurídica

Juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga. Foto: Asmego
Juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga. Foto: Asmego

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu, na tarde desta quarta-feira (27), aposentar compulsoriamente o juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga, titular da comarca de Corumbá de Goiás. Ele respondia a processo administrativo disciplinar (PAD) sob acusação de envolvimento em fraudes processuais. O magistrado estava afastado do cargo desde de dezembro do ano passado. Decisão posteriormente mantida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A decisão de aposentar hoje o magistrado compulsoriamente seguiu voto do relator do caso, desembargador Luiz Eduardo de Souza, que teve o voto por unimidade pelo colegiado. A pena imposta a Levine é mais severa imposta a um magistrado. Mas apesar da aposentadoria, ele não perde direito aos proventos, conforme previsão da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), que serão recalculados agora levando em consideração o tempo de contribuição em que esteve na ativa. Levine entrou no Judiciário goiano há 16 anos.

Leia mais:

1. VÍDEO: “Se houver repetição do que ocorreu em 2018, pessoas irão para a cadeia”, diz Alexandre de Moraes

2. Alesp aprova projeto de Mamãe Falei que acaba com meia-entrada em SP

3. “Somos todos Maurício Souza”: bolsonaristas pedem boicote a Fiat e Gerdau em apoio ao jogador

Investigação do MP-GO

Além do PAD apreciado nesta quarta-feira, Levine está sendo investigado pelo Ministério Público por fraudes em sentença judiciais. As ações envolvem investigação de paternidade, que teriam resultado em prejuízos de mais de R$ 18 milhões.

O caso objeto de investigação pelo MP-GO foi relatado no domingo passado (24), por reportagem do Fantástico, da Rede Globo. Além do magistrado goiano, oito advogados e dois ex-policiais teriam participado das fraudes. Contas bancárias de vítimas vivas ou mortas, sem movimentação recente, eram zeradas após as decisões judiciais assinadas por Levine autorizando o levantamento de valores.

De acordo com o MP-GO, um grupo se apresentava com uma história fictícia solicitando teste de paternidade/maternidade. Os advogados eram os responsáveis por ingressar com as ações judiciais e os policiais auxiliariam na escolha das vítimas – que tinham contas bancárias milionárias sem movimentação há um bom tempo. Levine, conforme as investigações, proferia as decisões reconhecendo a paternidade e autorizando os filhos a sacarem o dinheiro depositado.

Conforme relatado na notícia, o juiz teria contato apenas com um dos integrantes do grupo, que era quem repassava a ele parte do dinheiro do golpe. A defesa do magistrado nega as acusações e diz que ele teria sido, ao contrário, vítima da quadrilha e que a falsificação dos documentos nos quais se baseavam as decisões dele não era perceptível.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.