Justiça Federal de Santos emite mandado de prisão contra Robinho

Atualizado em 21 de março de 2024 às 19:29
Ex-jogador Robinho. Foto: Divulgação

Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ, emitiu nesta quinta-feira (21) um ofício para a Justiça Federal de Santos para a execução da prisão de Robinho. O ex-jogador foi condenado em todas as instâncias na Itália a 9 anos de prisão por estupro coletivo.

O STJ decidiu acatar o pedido da Justiça italiana em sessão realizada ontem (20). Com 11 ministros votando, a decisão de homologação da sentença estrangeira foi aprovada por 9 votos a 2. A maioria dos ministros também determinou a prisão imediata.

A defesa de Robinho já solicitou habeas corpus ao STF para mantê-lo em liberdade, com o ministro Luiz Fux designado como relator. José Eduardo Alckmin, advogado de Robinho, afirmou que o ex-jogador não resistirá à prisão caso um oficial de Justiça apareça em sua residência para cumprir a ordem.

Oficio de prisão mandado para o ex-jogador Robinho. Foto: Divulgação

Robinho e cinco amigos foram acusados de estupro por uma mulher albanesa em 22 de janeiro de 2013, em uma boate em Milão, Itália. Até o momento, apenas Robinho e Ricardo Falco foram condenados. Os outros quatro amigos de Robinho não foram condenados, pois haviam deixado a Itália durante as investigações e não foram localizados pela Justiça.

Em 2014, Robinho admitiu ter mantido relações sexuais com a vítima, mas negou violência sexual. Ele reiterou sua posição em 2020. Em 2020, após ser condenado em primeira instância, Robinho acertou seu retorno ao Santos, mas o contrato foi suspenso dias depois devido à pressão da torcida e da mídia.

Em 2022, Robinho foi condenado em última instância na Justiça italiana a nove anos de prisão. Como o Brasil não extradita seus cidadãos, a Itália solicitou que o ex-jogador cumprisse a pena no Brasil. O Ministério Público Federal manifestou-se a favor da prisão de Robinho, citando gravações usadas pela Justiça italiana para sua condenação.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link