Pesquisa: 75% dos israelenses judeus apoiam a operação em Rafah

Atualizado em 21 de março de 2024 às 19:04
Palestinos em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza. Foto: Mohammed Salem/Reuters

Uma nova pesquisa revela que cerca de três quartos dos israelenses judeus apoiam a expansão das operações das IDF na cidade de Rafah, no extremo sul de Gaza, onde mais da metade dos 2,3 milhões de habitantes da Faixa de Gaza estão abrigados em meio à guerra em curso com o Hamas, enquanto dois terços dos entrevistados árabes discordam.

Um detalhamento da orientação política na pesquisa do Israel Democracy Institute mostra que 45% dos judeus entrevistados que se identificam como de esquerda apoiam essa medida, enquanto o centro e a direita a apoiam em uma proporção muito maior.

A pesquisa também revela que os israelenses estão divididos quanto à posição de Jerusalém no cenário internacional. “A parcela de entrevistados árabes que classificam a situação internacional de Israel como negativa (63%) é maior do que a parcela equivalente de entrevistados judeus (44%)”, diz o IDI.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Foto: Ronen Zvulun/Reuters

Analisando especificamente as relações entre Israel e os EUA, a pesquisa indica uma opinião pública dividida sobre se o Estado judeu pode continuar a contar com o apoio de Washington. Cerca de 40% dizem que totalmente ou em grande parte, 34% dizem que em uma medida moderada e 20% se mostraram pessimistas quanto à continuidade do apoio de Washington.

Sobre as mudanças esperadas nas isenções de recrutamento para os ultra-ortodoxos, um tópico quente em Israel no momento, uma grande parte dos entrevistados judeus (70%) pensa que mudanças deveriam ser feitas na isenção concedida aos Haredim, com o número aumentando ainda mais (86%) entre os entrevistados judeus seculares. Mas apenas 19% dos entrevistados Haredi expressam apoio às mudanças.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link