Kosovo pede base permanente dos EUA e adesão à OTAN

Atualizado em 27 de fevereiro de 2022 às 23:21
Kosovo pede base permanente dos EUA e adesão à OTAN. Foto de soldados armados parados todos na mesma posição.
Governo pressiona para que integrantesda OTAN reconheçam o Kosovo como um país independente. Foto: AFP

O Kosovo anunciou que pedirá uma base permanente dos EUA e adesão à OTAN. Atualmente, quatro membros do bloco militar ainda se recusam a reconhecer o Kosovo como um Estado independente.

Em uma publicação nas redes sociais neste domingo, o ministro da Defesa do Kosovo, Armend Mehaj, argumentou que Pristina, capital do país, estava com “necessidade imediata” de uma “aceleração da adesão à OTAN e do estabelecimento de uma base permanente de forças americanas”.

Mehaj se referiu à atitude do Kremlin como “agressão militar”. Ele disse que o envio permanente das forças dos EUA é necessário para “garantir a paz, a segurança e a estabilidade nos Balcãs Ocidentais.

“A República do Kosovo e os seus cidadãos provamos que somos combatentes dignos na defesa dos valores euro-atlânticos de liberdade, paz e democracia, os valores em que a OTAN se apoia e a sua missão”, escreveu.

Leia mais:

1 – Após panelaços e disputa política, governo do Kosovo cai

 

2 – Putin é suspenso da Federação Internacional de Judô

 

3 – Bolsonaro não para de humilhar o país e mente descaradamente. Por Kakay

Kosovo luta para ser reconhecido como um estado independente

O ministro da Defesa argumentou que agora é o momento de os Estados membros da OTAN, que até agora não estão dispostos a reconhecer a nação, façam isso. Grécia, Romênia, Eslováquia e Espanha estão entre eles.

Pouco mais de 50% dos estados membro da ONU reconheceram o Kosovo, que declarou sua independência em 2008 com o apoio do Ocidente. Sérvia, Rússia, Argentina, Brasil, Índia, Indonésia, México e África do Sul, entro outros, ainda o consideram uma região separatista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram clique neste link