Laranja de Moro, Cantanhêde diz que esquerda e Bolsonaro “ameaçam a democracia”

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 11:08
Cantanhêde e Moro
Eliane Cantanhêde e Sergio Moro: 3a via alinhada com a CIA

Eliane Cantanhêde voltou a gastar tinta e papel da família Mesquita de Carvalho para derramar seu ódio contra Lula e o PT.

No melhor estilo uma escolha difícil, coloca fanáticos que seguem Bolsonaro no mesmo barco onde está o campo progressista que se une em torno de Lula.

Chega a insinuar que pode existir convulsão nacional em caso de derrota do ex-presidente, tentando fazer supor que não há diferenças entre o fascismo personificado por Bolsonaro e os ideais democráticos defendidos pela esquerda.

O diferente para ela é Moro, o ex-juiz parcial que quebrou a economia, se juntou a milicianos, prendeu o adversário político e se fartou do manjar tão logo seu comparsa chegou ao poder.

O jurista Lênio Streck (veja no final do artigo) usou o Twitter para comentar o indecente texto publicado no Estadão e que você pode ler abaixo, na íntegra.

Engana-se quem considera que o presidente Jair Bolsonaro está morto para as eleições de outubro. Apesar de todos os absurdos, erros e perdas de apoios, o presidente tem o cargo, estrategistas e vai operar cada vez mais o temor do irreal “comunismo” e real da volta do PT e do ex-presidente Lula.

Leia mais

1. Estadão insiste na escolha muito difícil, agora entre Lula e Bolsonaro

2. Eliane Cantanhêde faz defesa esdrúxula de Sergio Moro

3. Bolsonaro aposta no Senado para conseguir o impeachment de Alexandre de Moraes

Se o Supremo, setores do Congresso e da opinião pública trabalham com a hipótese de Bolsonaro reagir a la Donald Trump em caso de derrota, grupos bolsonaristas, inclusive da área militar, reagem na mesma moeda: segundo eles, se alguém tem condições de agitar as ruas do País são Lula e esquerda.

No discurso público e nos bastidores, oficiais de Exército, Marinha e Aeronáutica garantem que não participarão de nenhuma “aventura golpista” a favor de Bolsonaro ou de ninguém. E acrescentam: vão respeitar o resultado das urnas, qualquer que seja o novo presidente – ou seja, o novo comandante em chefe das Forças Armadas.

Nas conversas ao pé do ouvido, porém, as três forças trabalham com variados cenários e o mais drástico é de convulsão nacional. Isso vale também para o caso de derrota de Lula, não só para a de Bolsonaro.

Nessas análises, as ameaças de Bolsonaro são mais explícitas, mas menos críveis. Para um filho, basta “um cabo e um soldado” para invadir o Supremo, para um então ministro, os ministros da Corte deveriam ser presos, daqui e dali fala-se em “novo AI-5”. E o próprio presidente ameaça descumprir ordem judicial em pleno Sete de Setembro. Só “bravata”?

O problema, para setores militares e bolsonaristas, porém, está na esquerda. Segundo eles, Lula tem liderança, está ressentido depois de preso e conta com MST, sindicalistas e radicais, com capacidade para produzir tumultos de rua, quebra-quebra e ameaças à democracia em caso de derrota.

LEIA TAMBEM: Aloysio Nunes defende chapa Lula-Alckmin e diz que ameaça comunista é vigarice

Atenção: não considero esse risco, mas escrevo porque se trata de informação relevante, para ficar no radar o que setores bolsonaristas pensam e, eventualmente, podem usar para validar algum tipo de “reação à altura”.

Na realidade, foi Bolsonaro quem desde o início do seu governo armou civis, foi complacente com o motim da PM no Ceará e forçou alianças com as polícias. E é ele quem insiste na fake news de que a eleição de 2018 foi fraudada e as urnas eletrônicas não são confiáveis. É ele, enfim, quem replica Trump, capaz de estimular a invasão do Capitólio.

Não é à toa que, após quase 40 anos da redemocratização, os presidentes do Supremo, do TSE e do Senado se sentem obrigados a defender a democracia e as instituições. Não há clima nem lideranças capazes de incendiar o País, ganhe quem ganhar, mas a campanha vai ser sangrenta…

Precisa fazer faculdade para fazer esse jornalismo laranja?

Veja o tuíte do jurista Lênio Streck sobre o artigo de Eliane no Estadão desta sexta, 6.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link