Lava Jato tramou contra Ciro, mostram mensagens reveladas por Greenwald

Atualizado em 25 de janeiro de 2022 às 20:34
Ciro Gomes
Mensagens revelam as motivações para a operação contra Ciro e Cid Gomes

Novo material entregue a Glenn Greenwald em junho de 2019, revelam trechos inéditos das conversas entre procuradores da Lava Jato e mostram abusos sistemáticos para punir críticos e adversários políticos, como a motivação para a recente operação contra Ciro Gomes e seu irmão, o senador Cid Gomes. As informações são da Carta Capital.

As mensagens mostram procuradores planejando usar seus poderes investigativos para obter e vazar informações à imprensa que constrangessem seus críticos. Além dos irmãos Gomes, foram mencionados Rodrigo Maia, que na época era presidente da Câmara dos Deputados, que teria cometido “crime” por se opor a partes do pacote anti-crime e da agenda do então ministro Sérgio Moro, e Marcio Chaer, editor e dono do site de notícias jurídicas ConJur, que o “crime” teria sido suas reiteradas críticas à operação Lava Jato.

De acordo com a Carta Capital, para o criminalista Augusto de Arruda Botelho, as conversas apresentam ânimo pessoal de alguns procuradores em relação a determinadas pessoas. Em determinados casos, não era apenas sobre o combate à corrupção. “Sempre houve, e hoje nós temos a comprovação disso, um interesse pessoal e político por trás de muitas das acusações.”

Leia mais:

1- Quem baixar o aplicativo pode perder dados importantes

2- DCMTV ao vivo: É correto comemorar a morte de Olavo de Carvalho?

3- Bolsonaro TV: App não se responsabiliza por fake news e danos nos celulares

Irmãos Gomes foram alvos de operação em 2021

Em dezembro de 2021, a Polícia Federal conduziu uma operação contra Ciro e Cid Gomes, cumprindo mandados de busca e apreensão. A investigação é decorrente de um inquérito aberto em 2017 que apura suposto recebimento de propina no processo de licitação de obras para a Copa do Mundo de 2014, que teriam ocorrido entre 2010-2013, quando Cid Gomes era governador do Ceará.

O que chama a atenção é a Polícia Federal ter agido poucos meses antes do início da campanha eleitoral, mesmo se tratando de uma investigação tão antiga.

Os procuradores da Lava Jato consideram Ciro e Cid seus inimigos políticos há muito tempo. Especialmente Ciro, que fez críticas à operação e ao ex-ministro Sérgio Moro.

Veja abaixo a conversa entre os procuradores publicada pela Carta Capital:

  • Laura Tessler: Pessoal, na linha do “arrastão cível”, alguém lembra de colaborações que envolvam Ciro e Cid Gomes? Lembro do Ciro falando que nos esperaria a bala…
  • Felipe D’Élia Camargo: o Leo Pinheiro tem anexo sobre isso, mas falaram que na oitiva ele refugou e falou bem mal
  • Laura Tessler: Ai ai ai
  • Laura Tessler: Tava louquinha para fazer uma visita pra ele (sem levar bala, óbvio, rs)
  • Jerusa Viecili: Acordo da Galvao tem
  • Laura Tessler: Massa!!!!!

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link