Bolsonaro TV: App não se responsabiliza por fake news e danos nos celulares

Aplicativo tem sido divulgado pelo presidente

Atualizado em 25 de janeiro de 2022 às 20:03
Imagem da Bolsonaro TV
A Bolsonaro TV tem sido divulgada

A Bolsonaro TV tem sido divulgada pelo presidente nas suas redes sociais, e alguns pontos chamaram a atenção. Uma delas é o fato do aplicativo avisar que não tem qualquer responsabilidade com perdas ou danos causados nos aparelhos eletrônicos dos seus usuários. Além disso, isenta-se dos conteúdos feitos pelas produções transmitidas pela plataforma.

“Em hipótese alguma a Bolsonaro TV, bem como seus diretores, executivos, funcionários, afiliadas, agentes, contratados ou licenciadores responsabilizar-se-ão por perdas ou danos causados pelo uso do aplicativo”, diz trecho do termos de uso e privacidade.

Isso significa que, caso o aplicativo danifique algum aparelho eletrônico, Bolsonaro não vai se responsabilizar. Ele também vai pegar informações dos usuários, como as redes sociais, CPF, telefone, entre outras coisas.

Leia também:

1; Marta Suplicy promoverá encontro que terá Ana Estela Haddad e Cármen Lúcia

2; Média de casos no Brasil bate 7º recorde seguido; mortes seguem subindo

3; Presidente foge de cúpula de líderes na Colômbia e escala Mourão

Bolsonaro TV e as fake news

A Bolsonaro TV também se “livra” da responsabilidade dos conteúdos das produções que passam na plataforma. Isso significa que não vai ter nenhuma interferência para impedir produções que propaguem mentiras e discursos de ódio.

“Os conteúdos transmitidos pelos aplicativos tais como a transmissão da programação de rádios AM, FM, programações televisivas e afins são de responsabilidade de seus idealizadores. A Bolsonaro TV isenta-se de qualquer responsabilidade direta ou indireta sobre estes conteúdos e o acesso aos mesmos é facultativo ao usuário”, diz trecho do documento.

O que é o aplicativo?

O app cria uma lista com publicações do próprio presidente, Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro. Ficam de fora, até o momento, a primeira-dama Michelle e Jair Renan, o “04”. A aplicação tem mensagens, vídeos e fotos publicadas nos perfis do Twitter, Instagram, Facebook, YouTube e Telegram do clã, com direito a toda sorte de fake news.

Numa pesquisa menos superficial, é possível encontrar o responsável pelo programa. Já nos termos de uso e privacidade do aplicativo, é possível ler que o dono é Rogerio Cupti de Medeiros Junior, advogado e atual assistente do gabinete de Carluxo na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O Portal da Transparência ainda o mostra ativo como assessor.

Contudo, não há mais informações sobre o financiamento ou qual empresa desenvolveu o app. No entanto, segundo apurou o DCM, Rogerio é dono da empresa cujo o nome fantasia é Impacto Assessoria. O CPF do advogado está exposto nos termos o que significa que foi um trabalho feito por uma “Pessoa Física”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link