Líder de grupo de ultradireita é indiciado por ‘sedição’ por invadir o Capitólio nos EUA

Invasão ao Capitólio
Invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou hoje (13), que Stewart Rhodes, líder dos Oath Keepers, um dos principais grupos de ultradireita dos Estados Unidos, e mais dez pessoas foram indiciadas por sedição e conspiração pela invasão ao Capitólio em 6 de janeiro do ano passado.

Rhodes, que fundou e dirige o grupo extremista, e Ed Vallejo, outro suposto participante do ataque, foram presos hoje. As acusações contra os invasores do Capitólio são graves e, se forem considerados culpados, podem ser condenados a até 20 anos de prisão.

Leia mais:

1- Lula desbanca Bolsonaro e lidera em todos os grupos no estado de Alagoas, diz pesquisa

2- Com mais de 800 mil mortes, Biden diz que enviará ajuda médica e 500 milhões de testes para estados dos EUA

3- “Eriça os sentimentos e não colabora para harmonia dos Poderes”, diz Temer em relação aos ataques de Bolsonaro ao STF

Invasão ao Capitólio

Um grupo de apoiadores de Donald Trump, invadiu em 6 de janeiro de 2021 o Capitólio, sede do Congresso americano em Washington. A invasão aconteceu durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral definidos nas eleições presidenciais de novembro de 2020, que deram vitória a Joe Biden.

Parlamentares e jornalistas que estavam no local relataram tiros dentro do prédio. Uma mulher foi baleada e morreu.

Momentos antes da invasão ao Capitólio, Trump disse que marcharia junto com os apoiadores ao Congresso. “Eu estarei com vocês. Vamos andar até o Capitólio e felicitar nossos bravos senadores e congressistas”, disse. Ele, no entanto, não foi visto na ocasião.

Mais tarde, Trump pediu aos extremistas que deixassem o capitólio, em mensagem publicada nas redes sociais.

Vocês têm que ir para casa. Precisamos ter paz, precisamos ter lei e ordem e precisamos respeitar nosso grande pessoal de lei e ordem. Não queremos ninguém ferido”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.