Com Orçamento na mão de Arthur Lira, Congresso em peso rejeita impeachment de Bolsonaro

Atualizado em 13 de outubro de 2021 às 12:04
Jair Bolsonaro e Arthur Lira sorrindo em foto juntos
Lira e Bolsonaro têm apelidos em grupos de mensagens – Foto: Reprodução

Com o orçamento nas mãos de Arthur Lira, o Congresso tem rejeitado em peso o impeachment de Jair Bolsonaro. Deputados e senadores dizem que não há razões para retirar o presidente. Avaliam, ainda, que as chances de que ele seja afastado são muito baixas.

Oito em cada dez líderes das casas legislativas descartam o impeachment, segundo levantamento do Congresso em Foco. 77,78% dos parlamentares consideram que é difícil que um processo avance na Câmara dos Deputados.

Leia também:

1 – Kim Kataguiri é detonado nas redes após associar a série “Round 6” ao socialismo

2 – 20 milhões de brasileiros passam fome, diz pesquisa

3 – Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet vai processar mãe de Gabriel Medina

Lira tem controle do Orçamento

Avaliação de parlamentares ocorre ao mesmo tempo em que o presidente da Câmara tem nas mãos o Orçamento de 2022. É tarefa de Lira pautar e negociar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Ela estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. É nela que os poderes vedam e limitam despesas, autorizam aumento de gastos e regulamentam transferências de entes públicos e privados.

Os valores serão controlados por Arthur Lira. Vale lembrar que em julho o deputado criou um “sistema de castas” para distribuir R$ 11 bi em emendas parlamentares.  O controle do Orçamento e acordos têm consolidado o poder de Lira na casa legislativa. Conforme afirmou o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, ao Estadão, ele “tem muita influência sobre os líderes partidários e é muito obstinado nas pautas em que acredita”.