Live das 5: Petistas fazem abaixo-assinado contra Alckmin dizendo “zelar pela vida” de Lula

Atualizado em 17 de janeiro de 2022 às 17:42
Foto da live das 5
Fonte: Reprodução / DCM YouTube

Cassio Oliveira analisa as principais notícias e conversa com o professor Lejeune Mirhan e Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi.

O assunto principal da live das 5 desta segunda-feira (17) é a polêmica envolvendo a possibilidade Geraldo Alckmin (sem partido) ser vice-presidente na chapa com Lula (PT) para as eleições de 2022.

Enquanto uma ala do PT defende, por pragmatismo, que Lula deve ceder a Alckmin e tentar criar laços para juntos concorrerem à presidência, outro setor, mais à esquerda, diz que é inegociável a possibilidade.

Nesta segunda-feira, filiados do Partido dos Trabalhadores lançaram um abaixo-assinado contra A formação da chapa Lula-Alckmin em 2022.

O documento, organizado por Daniel Kenzo, que comanda o diretório petista no Butantã, Zona Oeste de São Paulo, aponta que Alckmin pode comprometer a imagem de Lula. “Absolutamente nada indica que entregar a vice a um golpista neoliberal seja necessário para ganhar as eleições”, diz o texto.

Leia mais:

1 – Enfermeira que aplicou doses de adultos em crianças diz que foi orientada a vacinar “todas as pessoas”

2 – Fórum Social Justiça e Democracia e Fórum das Resistências 2022 são adiados

3 – Centrão faz pressão por vice e Bolsonaro explode: “Não adianta colocar na imprensa”

Polêmica já mobilizou ex-presidentes do partido e internautas nas redes sociais

Rui Falcão, ex-presidente do partido, afirmou que Alckmin é contradição a tudo o que o PT já fez. Ele também disse que um futuro governo do PT não pode atender aos interesses da Faria Lima, centro de negócios da cidade de São Paulo.

O documento finaliza dizendo:

“Filiados e simpatizantes do PT, cidadãos e cidadãs que vamos eleger Lula em 2022, demandamos ao Diretório Nacional do PT que:

1) Informe ao país que a decisão sobre a vice será tomada pelo Partido, em encontro nacional, nos prazos previstos em lei e seguindo as determinações do estatuto do PT;

2) Informe ao país que a vice de Lula será uma mulher ou um homem comprometido com o programa de reconstrução e transformação, pessoa de total confiança política e sem nenhum vínculo com o golpismo e o neoliberalismo, sob qualquer de suas formas.”

Assista à live do DCM:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.