Fux é o assunto. AO VIVO. Cassio Oliveira analisa as notícias da semana e conversa com o cientista social Marcos Nobre e com o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno. Moderação: Sara Goes.
LEIA MAIS:
1 – “Sou 100% Bolsonaro”, a frase de Aécio Neves que assustou o PSDB
2 – Arthur Lira quer ser presidente e por isso não pauta o impeachment
Fux fala de Bolsonaro
O presidente do STF, ministro Luiz Fux, afirmou que Bolsonaro é “falso profeta” e que cometeu crime de responsabilidade, passível de impeachment, ao endossar protestos golpistas de 7 de setembro.
Sem citar Bolsonaro, Luiz Fux afirmou que discurso contra ordem democrática de qualquer chefe de Poder é atentato à democracia e crime de responsabilidade. “Ninguém fechará essa corte. Manteremos de pé com suor e coragem”, disse ele.
“Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”.
Segundo Fux, “um ambiente político maduro, questionamentos às decisões judiciais devem ser realizados não através da desobediência, não através da desordem, e não através do caos provocado, mas decerto pelos recursos, que são as vias processuais próprias”.