Live das 5 – Genoino e Marcos Nobre analisam resposta de Fux a Bolsonaro

Atualizado em 8 de setembro de 2021 às 17:29
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Fux é o assunto. AO VIVO. Cassio Oliveira analisa as notícias da semana e conversa com o cientista social Marcos Nobre e com o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno. Moderação: Sara Goes.

LEIA MAIS:

1 – “Sou 100% Bolsonaro”, a frase de Aécio Neves que assustou o PSDB

2 – Arthur Lira quer ser presidente e por isso não pauta o impeachment

Fux fala de Bolsonaro

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, afirmou que Bolsonaro é “falso profeta” e que cometeu crime de responsabilidade, passível de impeachment, ao endossar protestos golpistas de 7 de setembro.

Sem citar Bolsonaro, Luiz Fux afirmou que discurso contra ordem democrática de qualquer chefe de Poder é atentato à democracia e crime de responsabilidade. “Ninguém fechará essa corte. Manteremos de pé com suor e coragem”, disse ele.

“Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”.

Segundo Fux, “um ambiente político maduro, questionamentos às decisões judiciais devem ser realizados não através da desobediência, não através da desordem, e não através do caos provocado, mas decerto pelos recursos, que são as vias processuais próprias”.

VEJA A LIVE DAS 5