Propagador de fake news: Luciano Hang distorce dados sobre o governo Lula

Atualizado em 25 de março de 2022 às 21:29
Luciano Hang distorce dados sobre governo Lula e mente. Foto de luciano Hang em um posto de combustível sorrindo e apontando o dedo indicador direito.
Empresário não informou de onde foram retirados dados utilizados no vídeo. Foto: Reprodução / YouTube

O dono das lojas Havan, o bolsonarista Luciano Hang, mentiu em relação aos dados do governo Lula que tratam sobre o poder de compra da gasolina. Ele publicou um vídeo nas redes sociais em que compara os valores de 2006 a 2022 entre os governos do ex-presidente e o de Jair Bolsonaro (PL).

Os dados são enganosos já que, atualmente, o poder de compra é o segundo mais baixo desde o último mandado do governo petista. Além disso, especialistas ouvidos pelo projeto de verificação Comprova alegaram haver ainda valores errados relativos aos anos utilizados como referência.

O vídeo também não faz correção do preço do barril do petróleo na realidade atual. No período analisado, a inflação acumulada do dólar chega a 40%, deixando o valor do barril em 91 dólares.

Leia mais:

1 – Empresários liderados por Hang pressionam governo contra importação da China

2 – Luciano Hang sofre pressão de Bolsonaro e vai disputar o Senado em SC

3 – “Senado não é lugar para fazer negócios”, diz adversário de Hang e nome de Lula em SC

Luciano Hang disse que governo petista tinha “narrativas mentirosas”

Após pedido de Jair Bolsonaro, Hang vai disputar o Senado pelo PL. Ele aparece em foto sorrindo com Bolsonaro durante uma motociata.
Empresário deverá ser candidato pelo PL. Foto: Reprodução

Em nota à Folha de São Paulo, a assessoria de imprensa do empresário alegou que utilizou o ano de 2006 por ser “o ano que o ex-presidente Lula foi reeleito para mais um mandato. Era importante trazer dados que reforcem que o país estava longe da prosperidade econômica que as narrativas mentirosas do PT defendiam”.

Além disso, ele alegou que o objetivo do vídeo “era desconstruir narrativas mentirosas que vêm sendo perpetuadas. Comparamos as informações, visando esclarecer o público. Mesmo usando as informações que vocês colocaram, o resultado mostra ainda mais a péssima gestão do PT no Brasil”.

Hang disse ainda ao fim do vídeo que possui quatro postos de combustíveis e que, por isso, o faz entender do assunto. Ele não menciona as fontes utilizadas para a coleta dos dados e que serviram de base para o argumento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link