Lula mantém 17 pontos na frente de Bolsonaro, diz nova pesquisa

Lula na frente

Atualizado em 25 de fevereiro de 2022 às 10:19
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vibrando com as mãos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto. Ricardo Stuckert

O DCM recebeu informações sobre a nova pesquisa XP Política/Ipespe. O levantamento mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na dianteira e gradual avanço de Jair Bolsonaro (PL). Confira as informações.

A rodada da segunda quinzena de fevereiro da pesquisa Ipespe mostra que, a pouco mais de sete meses da eleição, o ex-presidente Lula segue à frente na disputa pelo Palácio do Planalto, com 43% das intenções de voto, 17 pontos à frente de Jair Bolsonaro.

O presidente registrou nova oscilação positiva e atingiu 26%, um ponto a mais que o obtido no levantamento anterior, da primeira quinzena do mês.

Em seguida vêm Sérgio Moro, que manteve 8%, Ciro Gomes que passou de 8% para 7%, e João Doria, que manteve os 3%. André Janones, Eduardo Leite, Simone Tebet e Felipe D’Ávila pontuaram 1% cada, e Alessandro Vieira obteve 0%.

A distância medida entre Lula e Bolsonaro, que agora é de 17 pontos, chegou a atingir 20 pontos no segundo levantamento de janeiro (duas pesquisas atrás).

A tendência de alta nas intenções de voto de Bolsonaro coincide com melhora na avaliação do governo, que oscilou um ponto para cima pelo segundo levantamento consecutivo.

Hoje, são 25% os que dizem ver o governo como ótimo ou bom (maior número desde novembro), contra 53% que o consideram ruim ou péssimo – menor número desde agosto.

Teve nova oscilação positiva, também, o percentual que considera a economia brasileira no caminho certo, que passou de 27% para 29% — os que a veem no caminho errado ficaram estáveis em 63%.

Em outros dois temas conjunturais, oscilou para mais a avaliação positiva da atuação de Bolsonaro frente à pandemia (ótima ou boa para 25%, contra 23% na rodada anterior), e caiu de 30% para 23% a fatia dos que dizem estar com muito medo da pandemia – ao lado do registrado em outubro do ano passado, é o menor índice desde fevereiro de 2020. Os que não estão com medo do coronavírus somam 38%, o maior nível de toda a série.

LEIA MAIS:

1; Zema lidera, mas Kalil ganha trunfo em Minas, mostra pesquisa
2; Bolsonaro perde para quase todos no 2º turno, diz pesquisa
3; XP vai ter que prestar explicações após tirar Arthur do Val de pesquisa

Como foi realizada a pesquisa?

Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-05015/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Na pesquisa espontânea, em que não são exibidos os nomes dos candidatos, Lula oscilou de 36% para 35%, e Bolsonaro de 24% para 25%. Outros candidatos somam 10%.

O levantamento mostra também estabilidade em relação à rejeição dos dois principais candidatos: continua em 43% a fatia que diz não votar em Lula de jeito nenhum e em 62% o grupo que diz não votar em Bolsonaro em nenhuma hipótese.

Veja a pesquisa na íntegra.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link