Distância entre Lula e Bolsonaro recua em nova pesquisa; veja números

Atualizado em 16 de fevereiro de 2022 às 13:52
Lula e Bolsonaro
Lula e Jair Bolsonaro, futuros adversários nas eleições de 2022.
Foto: Arte

A nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (16), indica uma redução da distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral de 2022.

LEIA MAIS:

1 – Paraná Pesquisas também mostra Lula com chance de vencer no 1º turno
2 – Quase 70% dos brasileiros querem passaporte da vacina, diz Paraná Pesquisas
3 – Lula lidera corrida eleitoral em todos os cenários, diz Paraná Pesquisas

Lula tem 40% contra 31% de Bolsonaro

Lula segue na liderança isolada, com 40% das intenções de voto, e Bolsonaro aparece com 31%. A diferença entre os dois, porém, recuou cinco pontos percentuais em apenas um mês. No levantamento realizado na metade de janeiro, o petista marcava 42% contra 28% do atual ocupante do Planalto.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro lugar, com 9%. Ciro Gomes (PDT) tem 4% das intenções de voto.

Pesquisa PoderData: Lula tem 40% e Bolsonaro, 31% das intenções de voto

Candidatos que correm por fora

Entre os demais pré-candidatos, João Doria (PSDB) tem 3%. Ele empata tecnicamente com André Janones (2%), Alessandro Vieira (1%), e Rodrigo Pacheco (1%). Simone Tebet e Luiz Felipe D’Ávila não pontuaram.

O levantamento foi realizado de 13 a 15 de fevereiro de 2022. Foram entrevistadas 3 mil pessoas em 243 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

2º turno

Segundo a pesquisa, Lula venceria qualquer um dos principais oponentes em um confronto direto, se as eleições fossem hoje, por ao menos 15 pontos percentuais no segundo turno.

A vantagem do petista, no entanto, também diminuiu. Há um mês, a dianteira era de pelo menos 22 pontos.

Pesquisa fake diz que Bolsonaro lidera em todos os estados

É fake um levantamento atribuído ao instituto Paraná Pesquisas e feito em janeiro deste ano tenha apontado o presidente Jair Bolsonaro (PL) liderando a corrida eleitoral para presidente em todos os estados, diz o Projeto Comprova no site do SBT.

A saber: A única pesquisa da empresa feita em 2022 foi divulgada em 2 de fevereiro e mostra o ex-presidente Lula (PT) com 40,1% das intenções de voto, contra 29,1% de Bolsonaro e 20,5% de outros sete pré-candidatos.

Pré-candidato do PT lidera no Nordeste e no Sudeste, segundo os resultados. E é falso que o Instituto Paraná Pesquisas tenha feito uma pesquisa eleitoral ouvindo 25 mil pessoas no dia 13 de janeiro deste ano e que o resultado tenha apontado o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), liderando as intenções de voto para 2022 em todos os estados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link