Lula cobra militares e diz que não vai tolerar ameaças: “É preciso superar o autoritarismo”

Atualizado em 2 de julho de 2022 às 16:41
Lula em Salvador

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não vai tolerar ameaças contra as instituições e fez forte cobrança aos militares comprometidos com a democracia brasileira. Neste sábado (2), ele realizou um discurso em um ato que ocorreu em Salvador.

“É preciso superar o autoritarismo e as ameaças antidemocráticas. Não toleraremos qualquer espécie de ameaça ou tutela sobre as instituições representativas do voto popular”, comentou.

Ele disse que as Forças Armadas precisam estar comprometidas na defesa da democracia e seguir fielmente o que manda a Constituição. Também destacou que os militares são importantes para o desenvolvimento do país.

“O Brasil independente e soberano que queremos não pode abrir mão de suas Forças Armadas. Não apenas bem equipadas e bem treinadas, mas, sobretudo, as Forças Armadas comprometidas com a democracia”, completou.

Na visão de Lula, para o Brasil sair da crise, é preciso que as instituições voltem a funcionar normalmente. “Tenho certeza que as Forças Armadas estarão ao lado do povo brasileiro na nossa luta por uma nova independência, como estiveram em momentos importantes da nossa história”, comentou.

O ex-presidente ainda pediu para as pessoas não caírem em discursos que fazem terrorismo sobre um possível golpe liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). “Não aceitem o terrorismo, não acreditem no terrorismo que é feito na televisão de que vai ter golpe, que ele [Bolsonaro] está querendo criar caso”, ressaltou.

“Esse cidadão foi eleito pelo voto eletrônico em 1998, em 2002, em 2006, em 2010, em 2014 e em 2018 e agora ele vem dizer que desconfia da urna eletrônica. Na verdade, ele está desconfiando é do povo brasileiro que não vai votar nele e vai derrotá-lo”, acrescentou.

Lula participou da celebração da Independência da Bahia, arrastando uma multidão.

Veja mais:

Lula caminha com multidão em Salvador

Lula rebate fake news de que imagem na Bahia seria montagem e mostra multidão de apoiadores

VÍDEO – Multidão transforma ato em festa e canta: “Olê, olê, olê, olá, Lula”

VÍDEO: Motociata de Bolsonaro em Salvador fracassa por falta de público

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link