Lula conversa com ministros e prefeitos sobre calamidade no Rio após fortes chuvas e alagamentos

Atualizado em 15 de janeiro de 2024 às 6:07
Lula e Eduardo Paes. Foto: Reprodução

Neste domingo (14), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve atento aos temporais e alagamentos que assolaram o Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e outras áreas do Sudeste do Brasil. Lula demonstrou sua preocupação e agiu rapidamente para garantir apoio às regiões afetadas.

Durante o dia, o presidente manteve contato telefônico com os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro. Durante as conversas, Lula assegurou total respaldo do Governo Federal para auxiliar nas ações das prefeituras e prestar assistência à população impactada pelas intensas chuvas.

O prefeito Eduardo Paes disse que recebeu ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar dos estragos causados pela chuva na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com Paes, Lula colocou recursos federais à disposição da prefeitura.

“Acabei de receber ligação pessoal do presidente Lula colocando recursos federais à disposição da cidade do Rio. Já apresentei a ele os projetos que temos para a recuperação da bacia do rio Acari”, afirmou Paes.

Além disso, o presidente dialogou com os ministros Waldez Góes, responsável pela Integração e Desenvolvimento Regional, e Wellington Dias, à frente do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O objetivo foi coordenar e acompanhar as atividades das equipes de assistência e infraestrutura.

Fortes enchentes atingem diversos bairros do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Waldez Góes planeja visitar a região afetada junto a uma equipe do Governo Federal para avaliar a situação e implementar as medidas necessárias para fornecer assistência eficaz às pessoas impactadas pelas chuvas.

As fortes chuvas no estado fluminense começaram na noite do último sábado (13) e continuaram na manhã deste domingo (14). Ao todo, 11 pessoas morreram e uma mulher está desaparecida. Diversas rodovias precisaram ser interditadas, provocando pontos de congestionamento no local.

Enquanto o estado passa por um momento crítico, o governador Cláudio Castro segue de férias em Miami, nos EUA. Paes declarou estado de emergência no estado e chegou a cutucar Castro em uma postagem nas redes sociais.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link