MPF quer o arquivamento de ação contra Lula, Dilma e Mercadante

Atualizado em 11 de abril de 2022 às 17:41
Lula Mercadante e Dilma
MPF quer o arquivamento de denúncia contra Dilma, Lula e Mercadante

O Ministério Público Federal no Distrito Federal solicitou à Justiça Federal o arquivamento de uma ação feita em 2017 pela Procuradoria-Geral da República contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante, todos membros do PT.

A PGR acusou o trio por crime de obstrução à Justiça por suposta tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. No dia 30 de março, o procurador da República Marcus Marcelus Gonzaga Goulart apontou que, nas situações de Lula e Dilma, os supostos delitos prescreveram.

Sobre o Mercadante, o procurador declarou que há falta de elementos “probatórios mínimos acerca de obstrução à investigação penal”. O ex-ministro é um dos formuladores do plano de governo de Lula para a eleição que ocorrerá em outubro deste ano.

LEIA MAIS:

1. Deputado revela gastos milionários do governo com filé mignon, picanha e salmão
2. TCU afirma que Defesa gastou verba de combate à Covid em filé mignon e picanha

3. O viagra do Bozo. Por Maria Rita Kehl

Veja o posicionamento de Mercadante em relação ao pedido de arquivamento da denúncia.

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou a rejeição da denúncia contra o ex-ministro Aloizio Mercadante, no caso envolvendo as gravações do ex-ministro com um assessor do então senador Delcídio do Amaral. No pedido de arquivamento, o MPF afirma que “faltam elementos mínimos a justificar a abertura de um processo penal” contra Mercadante.

No pedido de arquivamento, o MPF reconhece os argumentos de Mercadante e afirma que a promessa de apoio político ou jurídico, constante do diálogo, “se insere totalmente no campo da licitude, eis que não há nada de ilegal em pedir ou encorajar uma Casa Legislativa a apoiar uma medida x ou y ou a realizar uma determinada moção. Trata-se do exercício regular do poder político”.

Mercadante reafirma a confiança na Justiça. Esperamos que esse pedido de arquivamento receba o mesmo destaque na imprensa, que foi dado à falsa acusação feita contra Mercadante, a partir de gravações parciais e editadas, como sempre denunciamos.

ASSESSORIA DO EX-MINISTRO ALOIZIO MERCADANTE

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link