Lula diz que PEC Kamikaze é tentativa de Bolsonaro de comprar o povo

Atualizado em 1 de julho de 2022 às 13:39
Lula
Lula critica aprovação de PEC no Senado
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência, disse nesta sexta-feira (01) que a aprovação da PEC 16 é uma tentativa do presidente Jair Bolsonaro (PL) de comprar o povo.

“O que o Bolsonaro faz é o seguinte: ele sabe que o problema dele não é a urna eletrônica, ele sabe que o problema dele chama-se povo brasileiro. É por isso que ontem ele mandou várias medidas para aumentar o auxílio emergencial, aumentar o vale gás, dar o auxílio para os motoristas autônomos (…) Na verdade, o projeto que ele montou é um projeto eleitoral, ele acha que ele pode comprar o povo. Ele acha que o povo é um rebanho, ele acha que o povo não pensa. Ele acha que o povo vai acreditar em mentira e não vai. Não se pode mentir para o mundo inteiro todos os dias”, disse o ex-presidente.

Lula afirmou ainda que o Congresso não tem respeitado os limites entre os Poderes. Isso nunca aconteceu na história do Brasil, o Congresso se apoderou do orçamento da União, então, uma das coisas que vamos ter que brigar e conversar é que precisamos reestabelecer a normalidade no Brasil: a normalidade do Poder Judiciário, a normalidade do funcionamento do Poder Executivo e normalidade do funcionamento do Congresso Nacional.

O Senado Federal aprovou na quinta-feira (30), a PEC que estabelece estado de emergência no país para viabilizar a criação de um voucher de R$ 1 mil para caminhoneiros autônimos e um benefício para taxistas. O texto prevê ainda a permanência do Auxílio Brasil e do vale-gás até o final do ano.

A proposta foi aprovada em primeiro turno, por 72 votos a 1. O único voto contrário foi o de José Serra, que lembrou que a votação da medida ocorre “às vésperas das eleições” e a proposta permite que o governo gaste “passando por cima de todas as regras fiscais”. A PEC pode causar um impacto de R$ 41,2 bilhões aos cofres públicos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link