Lula em Portugal: A gente quer um país que viva em paz

Atualizado em 19 de novembro de 2022 às 15:40
Lula em Portugal
Foto: Gian Amato

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou para representantes da comunidade brasileira em Portugal e falou sobre a violência provocada por grupos bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições até agora.

“Tem um processo no Brasil que a gente não conhecia, que é o processo da violência da extrema-direita. Eu nunca vi a esquerda praticar 10% da violência que a extrema-direita está fazendo no Brasil. Nunca vi”, afirmou.

Lula, porém, ressaltou que o direito à manifestação pacífica faz parte da democracia. “A democracia não é um pacto de silêncio em que a pessoa não pode falar. A democracia é uma sociedade em movimento”, disse.

Ele chegou até a brincar com a presença de um pequeno grupo de bolsonaristas que realizou manifestações perto dos locais em que houve agenda oficial. “A democracia aqui é tão grande que tem até um grupo de bolsonaristas gritando”, afirmou o petista.

Lula pediu, no entanto, que seus apoiadores não caiam nas provocações de bolsonaristas. “Vamos derrotá-los sem usar contra eles os métodos que eles utilizaram contra nós. A gente não quer perseguição, a gente não quer violência. O que a gente quer é um país que viva em paz”, declarou.

O encontro reuniu cerca de 300 representantes de movimentos sociais e políticos nesta manhã. Foi o último compromisso de Lula em Lisboa, depois de participar da COP27 no Egito, volta ao Brasil para continuar com os trabalhos da equipe de transição no início da semana.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link