Lula é recebido como estrela em evento pela democracia na Argentina

Atualizado em 10 de dezembro de 2021 às 12:36
Lula, Cristina Kirchner e Alberto Fernández
Lula, Cristina Kirchner e Alberto Fernández.
Foto: Reprodução/Twitter

Por Amanda Cotrim

O ex-presidente Lula desembarcou em Buenos Aires na quinta-feira (9) e deve ficar na Argentina até o dia 11, quando se encontrará com centrais sindicais e movimentos sociais. O petista saiu do aeroporto e foi direto a um canal de televisão argentino, onde concedeu uma entrevista que será veiculada no próximo sábado.

LEIA MAIS:

1 – Esquerda avança na América Latina. O que isso nos ensina? Por José Dirceu
2 – DCM Café da Manhã: Apoio a Bolsonaro se restringe, cada vez mais, ao manicômio do cercadinho
3 – Na torcida, Cantanhêde diz que Moro pode ser “adversário mortal” de Lula

Lula falou sobre a negociação da dívida da Argentina com o FMI e disse estar ciente dos problemas econômicos que o país enfrenta. Ele afirmou que “o povo argentino precisa ter muita paciência”, ressaltando que o presidente Alberto Fernández herdou um país pandêmico e endividado.

A chegada do brasileiro à Argentina serve para dar uma injeção de ânimo na esquerda local, um mês depois do peronismo ter perdido as eleições legislativas. O país registra hoje 50% de inflação anual e um índice de 40% de pobreza, segundo dados oficiais. “Espero que o FMI não faça pressão e chegue a um acordo, que permita que a Argentina continue crescendo e que o povo argentino tenha possibilidade de recuperar sua dignidade”, disse Lula em entrevista.

Como convidado ilustre, participa nesta sexta-feira (10) de um ato na Casa Rosada, sede do governo argentino, em uma festa que celebra a retomada da democracia no país após a ditadura militar, em 1973. Entre os convidados está, também, o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica.

Lula será premiado por sua defesa dos direitos humanos

O petista receberá o prêmio Azucena Villaflor, instituído em 2003 pelo ex-presidente Néstor Kirchner com o objetivo de reconhecer cidadãos ou entidades de destaque por sua carreira cívica em defesa dos direitos humanos. O prêmio leva o nome de uma das fundadoras do movimento das Mães da Praça de Maio e, também, uma das vítimas do terrorismo de Estado durante a ditadura na Argentina.

O que se espera hoje, na Praça de Maio, é uma grande festa popular, com artistas, movimentos sociais, centrais sindicais e coletivos imigrantes. A visita de Lula pretende aproximar a esquerda argentina e os grupos políticos dentro do Peronismo.

Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, fizeram questão de convocar a população para o ato. Eles usaram a figura do brasileiro para falar em união da América Latina, num contexto em que diversos países da região enfrentam uma ascensão da extrema-direita, como é o caso do Chile, que terá eleições presidenciais em menos de duas semanas e vive uma verdadeira polarização entre o candidato Gabriel Boric (esquerda) e José Kast (direita).

A visita à Argentina faz parte de um desejo pessoal do ex-presidente, que disse, durante sua visita à Europa, que pensou em viajar internacionalmente para fortalecer a luta contra a desigualdade social.

São esperadas pelo menos 100 mil pessoas na Casa Rosada. O evento oficial começa às 15h com a premiação do brasileiro como defensor dos Direitos Humanos, ato que será presidido por Fernández.

Mais tarde, às 18h30 está previsto o ato artístico e cultural, na Praça de Maio, que além de comemorar os 38 anos da redemocratização argentina, também celebrará os dois anos do governo de Alberto Fernández e o Dia dos Direitos Humanos.

Confira a agenda de Lula na Argentina:

Sexta-feira, 10 de dezembro

15h
Recepção na Casa Rosada pelo presidente argentino.

16h
Ato na Casa Rosada. Entrega dos prêmios Azucena Villaflor às defensoras e defensores dos direitos humanos. Lula será homenageado por sua luta pelos direitos humanos e contra o lawfare.

18:30
Ato artístico e cultural na Praça de Maio. Comemoração dos 38 anos de democracia, dois anos do governo de Alberto Fernández e o Dia dos Direitos Humanos. Tocam bandas e grupos musicais.

Sábado, 11 de dezembro

11:00
Ato com as centrais sindicais argentinas, CGT e CTA.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.