Lula corrige a Folha e lembra que desigualdade caiu durante os governos petistas

Atualizado em 27 de outubro de 2021 às 10:15
Lula resolveu a "polêmica do fim de semana"
Lula em discurso. Foto: Ricardo Stuckert

Nesta segunda (25), Lula fez questão de corrigir matéria da Folha de S. Paulo que omitiu os responsáveis pela queda da desigualdade de renda no país. “Resolvendo a polêmica do fim de semana”, diz o ex-presidente, que destacou quem eras os mandatários no período.

Em matéria publicada no último sábado (23), a Folha de S. Paulo publicou um texto destacando estudo de economistas do Insper. “Desigualdade de renda no Brasil caiu de 2002 a 2015, aponta estudo inédito”, diz o titulo. Para o ex-presidente, o correto seria: “Desigualdade de renda no Brasil caiu nos governos Lula e Dilma”.

No texto, Lula é citado apenas uma vez. Dilma, nenhuma. Para o jornal, a queda de desigualdade no período “coincide” com os governos Lula e Dilma. “O período de queda da desigualdade coincide com boa parte dos governos petistas e, por conta de problemas graves —como inflação, desemprego e queda de renda— atuais, os temas econômicos devem ser fortemente explorados pelos candidatos, inclusive pelo ex-presidente Lula (PT), que deve tentar voltar ao poder”, diz a matéria escrita por Érica Fraga, Douglas Gavras e Gustavo Queirolo.

Leia também:

1 – Bolsonaro cancela reunião com caminhoneiros e deputado diz que governo “trabalha para banqueiro e investidor”

2 – Áudio revela influência de banqueiro sobre Arthur Lira

3 – Motorista dá invertida em passageira que perguntou como ele dirigia o ônibus “sendo gay”

Folha foi detonada por omitir nome de Lula e Dilma

O jornal foi fortemente criticado por omitir os nomes dos petistas da matéria. No Twitter, o nome do veículo foi parar nos trending topics. Nos comentários da publicação, no site do jornal, leitores prosseguiram detonando o veículo.

Um dos leitores comentou que há “dificuldade de reconhecer que foi nos governos do PT, de Lula e Dilma”. Um outro leitor afirmou que não há “uma mísera lembrança de que o melhor período foi nos governos petistas”.

Comentários da matéria da Folha que omite responsáveis por redução da desigualdade. Foto: Reprodução

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.