Lula, nos 41 anos do PT: “Não podemos desanimar nunca. Nascemos pra dar vez e voz a quem não tinha”

Atualizado em 10 de fevereiro de 2021 às 22:04

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nas redes na noite desta quarta-feira (10) sobre o aniversário do Partido dos Trabalhadores, que está completando 41 anos.

“Não é todo dia que um partido chega aos 41 anos. No Brasil, o comum é que troquem de nome… Petista não pode desanimar nunca. Nascemos pra dar vez e voz a quem não tinha. Pra sonhar com um país mais justo e mais humano. E isso nós provamos que é possível”, escreveu Lula, que é presidente de honra do partido.

O PT é a maior legenda de esquerda da América Latina e único partido brasileiro que colocou seus candidatos entre os dois primeiros em todas as eleições presidenciais desde a redemocratização, como foi lembrado recentemente pelo cientista político Luís Felipe Miguel.

Apesar do lawfare sofrido por Inácio Lula da Silva, que o retirou das eleições presidenciais de 2018 quando liderava a preferência dos eleitores, Fernando Haddad chegou ao segundo turno e ainda obteve 47 milhões de votos contra 57 milhões de Bolsonaro, em um pleito em que 30% do eleitorado preferiu se omitir.

Em quatro décadas, o partido fez avançar a democracia e promoveu mudanças na sociedade brasileira ao dar voz aos que sempre foram excluídos.