Com Lula, Porto Alegre sediará Fórum Social em 2022

Atualizado em 23 de novembro de 2021 às 15:37
Lula
Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está confirmado na mesa de abertura do Forum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) que acontecerá entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2022, em Porto Alegre (RS).

O Forum é uma iniciativa de coletivos jurídicos brasileiros do campo progressista como a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), o Coletivo Transforma MP, a Associação de Juízes para a Democracia (AJD), Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia, Advogadas e Advogados Públicos pela Democracia (APD) e Movimento Policiais Antifascismo (PAF).

“Os movimentos e organizações engajados neste processo acreditam que é possível, com uma cidadania ativa, organizada e mobilizada, estancar as violações de direitos e construir uma nova sociedade, socialmente justa e ambientalmente sustentável. Por isso, a relevância do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia”, justifica a organização.

Leia também:

1- VÍDEO – Em defesa de Guedes, Eduardo Bolsonaro ataca Kim Kataguiri: “Papel higiênico da esquerda”

2- Adele não cometeu plágio, afirma equipe de Chico Buarque após acusações

3- Bolsonarista, Jovem Pan fracassa e marca zero ponto no Ibope por dois dias seguidos

Outros participantes e o evento

Em comemoração de 20 anos do Fórum Social Mundial, o FSMJD será o primeiro Fórum Temático sobre democracia nos Sistemas de Justiça.

Além de Lula, estão confirmadas as presenças da advogada e militante indígena, Fernanda Kaingáng; da advogada Marinete da Silva, mãe de Marielle Franco; do jornalista Luis Nassif, vítima de assédio judicial; e de Ana Paula Oliveira, integrante do movimento Mãe de Manguinhos que reúne familiares vítimas de violência policial no Rio de Janeiro.

Até o momento, integram a iniciativa mais de 160 movimentos e organizações de diversos segmentos da sociedade brasileira e internacional. Movimentos sociais e entidades interessados em participar devem realizar a pré-inscrição, até 31 de dezembro, no site do evento pelo link: https://fsmjd.org/pre-inscricao-de-atividade/.

Conheça as atividades

Além da mesa de abertura com a presença de vítimas do Sistema de Justiça, serão realizadas diversas atividades autogestionadas divididas em cinco eixos temáticos:

  • EIXO 1 – Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistemas democráticos de Justiça;
  • EIXO 2 – Democracia, Arquitetura do Sistema de Justiça e as forças sociais;
  • EIXO 3 – Sistema de Justiça, Democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados;
  • EIXO 4 – Democracia, comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça;
  • EIXO 5 – Perspectiva transformadora do sistema de justiça e a centralidade da cultura nesse processo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link