Lula propõe criação de “clube de países” para acabar com guerra entre Rússia e Ucrânia

Atualizado em 30 de janeiro de 2023 às 21:41
O presidente Lula. Foto: EFE/Andre Borges

Lula sugeriu a criação de um clube de países para “construir a paz” entre as nações. O presidente diz que o Brasil está disposto a contribuir com o propósito.

“Sei do esforço que a Alemanha fez para evitar a guerra. A minha sugestão é criar um clube de países que querem construir a paz no planeta. O Brasil está disposto a dar uma boa contribuição. O mundo está precisando de paz”, afirmou o presidente.

Ele prometeu conversar com Xi Jinping, presidente da China, acerca da criação de um grupo que possa negociar o fim da guerra com os dois países. “Os chineses tem um papel muito importante nisso. Se eu for à China em março, quero conversar sobre a paz entre Rússia e Ucrânia com o presidente Xi Jinping”, prosseguiu.

Em coletiva de imprensa nesta segunda (30), o chefe do Executivo foi questionado por jornalista se estaria disposto a enviar munições a Alemanha, para que o país repassasse à Ucrânia.

“O Brasil não tem interesse em passar as munições para que ela não seja utilizada na guerra entre Ucrânia e Rússia. O Brasil é um país de paz, o Brasil não quer ter qualquer participação, mesmo que indireta”, afirmou.

Lula diz que “a palavra ‘paz’ é muito pouco utilizada” no contexto da guerra e se dispôs a conversar com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e Vladimir Putin, da Rússia, para acabar com o conflito.

“Eu não tenho nenhum problema em conversar na tentativa de encontrar paz. O que é preciso é constituir um grupo com força suficiente que seja respeitado numa mesa de negociação e sentar com os dois. Eu não sei quando essa guerra vai parar, se continuar nessa inação que estamos vivendo”

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link