Saiba o que pensam os eleitores sem preferência partidária sobre Lula

Atualizado em 24 de março de 2022 às 19:43
Ex-presidente Lula
Ex-presidente Lula deve pensar em público que não tem preferência partidária
Foto: Reprodução/Estadão

Nesta quinta-feira (24), a pesquisa de intenção de voto realizada pelo Datafolha revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apesar de permanecer na frente em todas as pesquisas, tem alta rejeição entre os eleitores sem preferência partidária.

Segundo dados do relatório do instituto de pesquisa, 47% dos entrevistados que não têm preferência por um partido afirmaram que não pretendem votar no petista.

Apesar deste número negativo, Lula ainda é o preferido dos eleitores brasileiros. Isto porque lidera as intenções de votos com 43%. Logo depois, Bolsonaro vem com 26%. Entre outros candidatos, a terceira via segue em baixa, com o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) com 8% e Ciro Gomes (PDT) tendo 6%. Já João Doria (PSDB), está bem atrás com 2%. Andre Janones (Avante) 2%, Vera Lúcia (PSTU) 1%, Simone Tebet (MDB) 1% e Felipe D’Ávila 1%.

Leia mais:

1 – Eleições 2022: Lula vence no 1º turno? Veja o que diz o novo Datafolha

2 – Eleições 2022: Bolsonaro diminui distância, mas Lula vence com folga no 2º turno

3 – Bolsonaro diz que crise pode causar “guerra da segurança alimentar”

Lula e o segundo turno

No cenário de segundo turno que coloca Lula e Bolsonaro frente a frente, o ex-presidente aparece com 55% das intenções de voto, contra apenas 34% do atual chefe do Executivo. A diferença, que agora é de 21 pontos, já foi maior: em dezembro, a vantagem de Lula era de 29 pontos percentuais.

Na pesquisa DataFolha do final de 2021, o petista liderava com 59%, contra 30% do atual presidente. Bolsonaro avançou não só na simulação de segundo turno com o ex-presidente, que é o cenário mais provável de acontecer, mas também em cenários com outros candidatos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link