Lula vai propor a Biden criar “clube da paz” para acabar com conflito entre Rússia e Ucrânia

Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 19:22
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Reprodução

Lula pretende apresentar proposta para criação de um “clube da paz” a Joe Biden. O presidente brasileiro se reúne com o americano no Salão Oval da Casa Branca nesta sexta (10) e vai levar a ideia para negociar uma saída para o conflito entre Rússia e Ucrânia. A informação é da Folha de S.Paulo.

O presidente quer incluir no “clube” países como Índia e China. Ele deve levar a mesma proposta a Xi Jinping, presidente chinês, em sua visita a Pequim em março. 

O petista pretende reunir um grupo de países que não está diretamente envolvido na guerra para discutir uma perspectiva de longo prazo e uma solução para o conflito. O Brasil reconhece que a Rússia foi o país agressor, mas acredita que a imposição de sanções e o envio de armas não vai ajudar a conquistar a paz entre os países. 

A Índia não aderiu às sanções à Rússia e aumentou suas compras de petróleo, carvão e fertilizante na Rússia. A Turquia intermediou o acordo para que a Ucrânia voltasse a exportar grãos.

John Kirby, do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, disse que a guerra da Ucrânia estará na pauta da reunião entre Biden e Lula. O governo americano articula um pacote de armamentos para Kiev de cerca de US$ 1,75 bilhão, enquanto o brasileiro evita a interferência direta no conflito.

Lula já havia anunciado sua ideia do “clube de países” para acabar com o conflito. Em coletiva de imprensa no fim de janeiro, o presidente se dispôs a ajudar na construção de “um grupo com força suficiente que seja respeitado numa mesa de negociação”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link